
Lustosa foi bispo de Uberaba durante cinco anos e teve uma passagem muito lembrada na região do Triângulo Mineiro, por um trabalho de fé dentro do seminário do município. A repercussão da história aconteceu nesta segunda-feira (3/7).
Conforme informações da Arquidiocese de Belo Horizonte, o bispo nasceu em São João del-Rei, Minas Gerais.
Durante sua vida estudou em colégio católico, na linha dos salesianos, em Cachoeira do Campo, também no estado mineiro. Aos 26 anos, foi ordenado sacerdote e começou a vida como pároco.
“Em 1925 foi nomeado bispo de Uberaba, onde encontrou o seminário, praticamente vazio. Depois de um ano tinha no ginásio perto de 30 seminaristas”, explica.
Toda a sua vida foi dedicada a igreja, onde realizou trabalhos sociais e de evangelização. Para que ele se torne um beato, há um processo de avaliação histórica e investigação de casos que envolvam Lustosa em milagres.
Um dos principais motivos para o processo de beatificação do arcebispo foi uma declaração de João Paulo II, em 1989, que disse que ele seria “santo e sábio”.
Seus últimos anos de vida como arcebispo foi em Fortaleza, capital do Ceará.