(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AMEAÇAS E ASSÉDIO

Suspeito de perseguir jornalista volta a ser preso em Belo Horizonte

Preso em março, Fabiano da Silva Ferreira ganhou a liberdade pouco depois, mas descumpriu medida protetiva a favor da vítima e voltou à prisão


30/06/2023 21:16 - atualizado 01/07/2023 15:00
432

A jornalista Mônica Fonseca apresenta o quadro A Hora da Venenosa, na Record Minas
A jornalista Mônica Fonseca apresenta o quadro A Hora da Venenosa, na Record Minas (foto: Mônica Fonseca/Instagram/Reprodução)
O homem de 42 anos, identificado como Fabiano da Silva Ferreira, suspeito de perseguir a jornalista Mônica Fonseca, que apresenta o quadro A Hora da Venenosa na Record Minas, foi preso novamente nessa quinta-feira (29/6), em Belo Horizonte, depois de descumprir determinação judicial que o impedia de se aproximar ou tentar alguma forma de contato com a apresentadora. 
 
Assinada na última terça-feira (27/6) pelo juiz Daniel Leite Chaves, da 4ª Vara Criminal da capital, a decisão atende ao pedido da promotora de Justiça Patrícia Ribeiro de Oliveira. Segundo ela, Ferreira estava enviando diversas mensagens à jornalista por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. O mandado de prisão preventiva foi expedido na quarta-feira (28/6) e cumprido ontem. 


Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que o suspeito está preso no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira à disposição do Poder Judiciário. 

Preso pela primeira vez em 21 de março, Ferreira pagou fiança e foi solto dois dias depois. Na ocasião, a juíza Juliana Miranda Pagano, da Central de Flagrantes de BH, proibiu o homem de tentar qualquer forma de contato com a vítima, devendo, portanto, manter distância de pelo menos 500 metros, usar tornozeleira eletrônica e comparecer uma vez por mês à Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa). Com o descumprimento de parte das medidas cautelares, ele acabou voltando à prisão. 
 

Entenda o caso

No início de março, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, Mônica Fonseca procurou a 1ª Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Cibernéticos (DEICC) para denunciar Fabiano da Silva Ferreira. À época, ela declarou às autoridades que, desde o fim do ano passado, estava sendo perseguida pelo homem nas redes sociais e em locais que costumava frequentar. 
 
Em 21 de março, a jornalista foi novamente na delegacia para informar que havia visto o investigado ao sair do seu local de trabalho. Ele ainda deixou uma carta e uma caixa de bombons em um restaurante frequentado pela vítima nas proximidades da empresa. 
 
A correspondência direcionada à profissional, segundo a polícia, continha ameaças e assédio. “De repente faço as coisas sem pensar”; “a minha cabeça não pensa mais, só te quero!”; “se quiser te pego toda”; e “agora tenho que fazer carnificina” são alguns dos trechos da carta. 
 
Inicialmente, a Polícia Civil não conseguiu localizá-lo nos arredores. Cerca de duas horas depois, Mônica comunicou que o investigado voltou a esperá-la no trabalho. Desta vez, em novas diligências de busca, Fabiano da Silva Ferreira foi preso em flagrante, quando segurava rosas e chocolates que seriam para a vítima. Indagado pelos policiais, ele disse, na ocasião, que estava apaixonado pela jornalista e queria casar com ela. 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)