(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IGREJA CATÓLICA

Papa Francisco parabeniza arcebispo de BH pelo jubileu de prata

Dom Walmor celebra 25 anos de ordenação episcopal na Catedral Cristo Rei


10/05/2023 20:22
432

Missa com dom Walmor
Missa na Catedral Cristo Rei, em construção no bairro Juliana, na Região Norte de BH (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Noite especial para o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o clero e as  comunidades de fé. O arcebispo festeja nesta quarta-feira (10/5) 25 anos de consagração episcopal, com uma missa na Catedral Cristo Rei, em construção no bairro Juliana, na Região Norte de BH. No início da celebração eucarística, o núncio apostólico no Brasil, Giambattista Diquattro, leu uma mensagem do papa Francisco parabenizando dom Walmor pelo jubileu de prata.

Participam da celebração mais de 30 bispos, 450 padres e muitos fiéis. O atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), destacou o trabalho de dom Walmor, que ficou quatro anos à frente da CNBB. "Nos últimos quatro anos, dom Walmor foi, para nós, um guia seguro", disse dom Jaime, lembrando as dificuldades impostas pela pandemia. "Vamos seguir nos passos de um trabalho que deu bons frutos".


Dom Walmor divulgou nota em que mostra gratidão e alegria e reforça a vocação para ações com os pobres e sofredores. “Agradeço a Deus-Pai por inserir-me na missão de seu Filho Jesus Cristo. Consciente de meus limites humanos, alegro-me agradecido por meu ministério, como bispo, já por 25 anos, agraciado pela preciosa oportunidade de estar a serviço de cada irmão e irmã, especialmente dos pobres e sofredores, proclamando a Palavra de Deus, para todos congregar pela força vigorosa do amor fraterno, comprometidos com a justiça e a paz, enquanto caminhamos para o Reino de Deus.”

Trajetória


Em 10 de maio de 1998, o então padre Walmor Oliveira de Azevedo foi ordenado bispo, após nomeação de São João Paulo II para ser bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador (BA). A celebração em que dom Walmor foi consagrado bispo teve a presidência do cardeal dom Lucas Moreira Neves, na época arcebispo de Salvador. A missa solene foi celebrada na Catedral Santo Antônio, em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, pois dom Walmor era padre vinculado à Arquidiocese de Juiz de Fora, onde se dedicou à igreja até ser transferido para Salvador.


Dom Walmor foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador por seis anos, até acolher nova nomeação de São João Paulo II, em 2004, para ser arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte. Em 26 de março de 2004, ele iniciou seu ministério na capital mineira, sendo o quarto arcebispo metropolitano na centenária história da Arquidiocese de BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)