(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Caso de raiva humana é confirmado em produtor rural de Minas

Homem é morador de Mantena, no Leste de Minas. Ele teve contato com um animal infectado


27/04/2023 15:42 - atualizado 27/04/2023 16:29
432

trator no campo em imagem meramente ilustrativa
Infectado é produtor rural está sendo acompanhado pela Secretaria de Estado de Saúde (foto: Pixabay)
Um caso de raiva em humano foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta quinta-feira (27/4). O idoso, de 60 anos, está internado e teve contato direto com um animal que apresentava sintomas neurológicos da doença. Segundo a secretaria, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados, mais informações sobre o paciente não serão divulgadas nem qual animal estava infectado.

O homem é produtor rural no município de Mantena, Leste de Minas. Sem saber da doença do animal, o homem teve contato com o animal e dias depois se sentiu mal, precisando ser levado a um hospital da região. Agora, ele segue em monitoramento. 

Segundo a SES-MG, a raiva é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus, caracterizada pelo comprometimento do sistema nervoso central, sob a forma de uma encefalite. 
Em Minas Gerais, casos isolados da doença em humanos ocorrem de forma ocasional. Em 2022, foram registrados quatro casos de raiva humana. Os quatro pacientes morreram. 
 
Em abril do ano passado, três crianças, uma de 5 e duas de 12, da reserva indígena maxacali, no município de Bertópolis, no Vale do Mucuri, morreram com raiva humana.
 
Duas apresentaram sintomas após serem mordidas por um morcego hematófago (transmissor da doença). Já a criança de 5 anos não apresentou nenhum sintoma, embora diagnosticada com a doença. 

Em maio, outra crianças maxacali, de 4 anos, morreu. 

A secretaria afirmou que realiza busca ativa de pessoas que tiveram contato com animais infectados para atendimento profilático antirrábico humano. Mas não informou se alguma nova suspeita foi identificada.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)