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Estado de Minas MOBILIDADE URBANA

BH terá faixas exclusivas para ônibus em todas as vias arteriais

Prefeito de BH assinou projeto de lei que institui faixas exclusivas para ônibus em todas as ruas e avenidas arteriais, que ligam as regiões da cidade


21/03/2023 14:58 - atualizado 21/03/2023 19:15

Na foto, placa indica faixa exclusiva para ônibus
Prefeitura de BH poderá abrir exceções para implantação das faixas exclusivas para ônibus (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai implantar faixas exclusivas para ônibus em todas as vias arteriais - ruas e avenidas que ligam as regiões - da cidade. O projeto foi publicado nessa segunda-feira (20/3) no Diário Oficial do Município.

O executivo municipal ainda poderá abrir exceções, como é o caso da Contorno, avenida que circunda a região central de BH, que será objeto de estudo e análise específica, de forma que não limite o tráfego de veículos automotores.

A iniciativa também não se aplica aos casos em que a via não puder comportar a implantação de uma faixa exclusiva. A eventual não implantação deverá ser fundamentada de acordo com as características da via.

A reportagem do Estado de Minas procurou a PBH para detalhar o funcionamento da proposta, mas ainda não obteve retorno. O projeto foi apresentado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte no ano passado.


Faixas exclusivas e preferenciais


Hoje, as faixas exclusivas ou preferenciais para o transporte público são uma exceção no planejamento urbano de BH. O novo projeto de lei busca transformar a exceção em regra, mesmo que apenas em horários específicos.

A iniciativa promete reduzir o tempo de viagem no transporte coletivo. A PBH considera via arterial aquelas "caracterizadas por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acesso às vias secundárias e que possibilita o trânsito entre as regiões da cidade".

"A implementação e ampliação das faixas exclusivas no município visa garantir uma maior flexibilidade da malha viária, melhorando o fluxo de veículos e o transporte público coletivo", afirma o vereador Braulio Lara (Novo), autor do projeto na Câmara.

Para a implantação das faixas exclusivas não serão feitas obras, uma vez que faixas indicativas, placas e pinturas no asfalto serão suficientes para sinalizar a exclusividade para o transporte coletivo.


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