(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REVITALIZAÇÃO

BH: parque tomado por lixo ganhará cercamento e urbanização da área verde

Prefeitura de Belo Horizonte contratou serviços por R$ 629 mil. Dentre as obras que serão feitas está prevista a construção de uma área de convivência


14/02/2023 16:41 - atualizado 14/02/2023 22:58

A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai mandar cercar o terreno do Parque Goiânia, entre as ruas Vera Lucia Pereira e Elias Galeppe Farah, no Bairro Goiânia, Região Nordeste da capital. Mesmo sem cercamento, o espaço é fechado para a visitação pública, mas o abandono fez com que fosse tomado  por uma vegetação alta e usado como depósito de lixo e entulho por quem passa pela região.

Na manhã desta terça-feira (14/2) a reportagem do Estado de Minas esteve no local e constatou que, em algumas partes do parque, próximo às vias públicas, os resíduos atrapalham a passagem de pedestres que precisam caminhar próximos ou na própria pista de trânsito a fim de passar pelos obstáculos.

Marcela Júlia, de 22 anos, mora no Bairro Goiânia há três anos e conta que o local faz parte da rota até sua casa. A jovem observa que o entorno do parque acabou se tornando um local perigoso para se transitar. “Tem bastante mato e bicho, sendo que a rua já não é muito movimentada”, disse.

Com uma área de 13.700m², o Parque Goiânia está inserido na microbacia do Onça e na bacia Gorduras. Para Marcela, o cercamento é uma ótima solução para sanar os problemas. “É muito bom, porque o lixo incomoda muito, e o pessoal continua jogando entulho e piorando a situação. É uma questão de bom senso também”, ressalta a moradora.

Urbanização do espaço

Entulho e lixo no Parque Goiânia
Entulho atrapalha pedestres que precisam transitar próximo aos carros e desviar dos obstáculos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) publicou no "Diário Oficial do Município" (DOM), em 21 de janeiro, um extrato de contrato da empreiteira que vai realizar as obras no Parque Goiânia. A Construtura Campos e Filhos LTDA foi contratada por um valor de R$ 649 mil para realizar o cercamento e urbanização da área verde.

As obras devem começar em março, e o prazo de execução dos serviços foi fixado em 90 dias, sendo que o contrato dura 240 dias. Na descrição da planilha orçamentária está descrito como serviços a serem prestados o cercamento, construção de passeio e área de convivência no parque.
O site da PBH ainda informa que a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica está elaborando levantamentos científicos sobre a fauna e flora existentes no local.

Confira abaixo a nota da PBH


"A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que o projeto que prevê o cercamento e urbanização do Parque Goiânia está homologado e a previsão para o início das obras é ainda neste primeiro semestre de 2023. O objetivo da obra é atender a demanda da comunidade da região, com o intuito de assegurar um ambiente bem estruturado, capaz de oferecer o uso público da área, a socialização dos usuários e o lazer. 

Estão previstos no escopo da obra o cercamento do parque e urbanização de trecho, com construção de área de convivência, plantio de árvores no interior do parque, recomposição de escada de acesso e obras complementares."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)