(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PATRIMÔNIO

Esculturas de escritores mineiros são restauradas para voltar às ruas de BH

Prefeitura de Belo Horizonte vai adotar modelo especial de segurança para proteger as peças de bronze


23/01/2023 11:51 - atualizado 24/01/2023 10:52

Pela primeira vez, um talentoso grupo de escritores mineiros está reunido não numa coletânea literária, mas num espaço de restauração: lado a lado e eternizados em bronze, podem ser vistos Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Pedro Nava (1903-1984), Henriqueta Lisboa (1901-1985), Roberto Drummond (1933-2002) e Murilo Rubião (1916-1991.

O encontro, entre ferramentas e cuidados, ocorre na Fundição Artística, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o quinteto “se recupera” de ataques de vandalismo e ações do tempo, sofridos nas ruas da capital.

 

Segundo a secretária Municipal de Cultura de BH, Eliane Parreiras, as estátuas retornam aos pontos de origem em 4 de março. O investimento no restauro e no programa educativo que acompanha o trabalho é de R$ 200 mil, valor resultante de medida compensatória. "Vamos fazer um grande evento para receber as peças", adiantou Eliane Parreiras.

 

Na manhã desta segunda-feira (23), o andamento do trabalho de restauração foi apresentado por Eliane Parreiras, pela presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Luciana Féres, e pelo artista Léo Santana, responsável pela criação das esculturas e em acompanhamento permanente do restauro das obras junto à empresa Ana Vladia, responsável pela Fundição Artística.

 

A secretária  informou que as esculturas terão um novo modelo de segurança para se evitarem agressões - as informações serão posteriormente divulgadas. Outra novidade está no circuito literário com a inclusão das estátuas e envolvimento de toda a sociedade.

 

A presidente da FMC, Luciana Feres, destacou que a prefeitura, com a recuperação das peças, fortalece o programa de educação patrimonial. "Tão logo as esculturas voltem a seus locais originários, com sinalização ilustrativa, moradores e visitantes poderão ver e fotografá-las com tranquilidade", disse Eliane Parreiras. 

Todos os cuidados

Esculturas de escritores mineiros em restauração
As escultura restauradas devem voltar para as ruas de BH no dia 4 de março (foto: EDÉSIO FERREIRA/EM/D.A PRESS)
Em 7 e 8 de novembro de 2022, os escritores mineiros saíram da cena urbana de Belo Horizonte para o trabalho de restauração, ficando no local placas ilustrativas. Na manhã do dia 7, foram retiradas as esculturas de Carlos Drummond de Andrade e de Pedro Nava. A dupla em tamanho real e eternizada em bronze fica na Praça do Encontro, na esquina das ruas Goiás e Bahia, no Centro.

 

Também no dia 7, ocorreu a retirada do interior da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de BH, a estátua do escritor Murilo Rubião, autor de obras como “O pirotécnico Zacarias”. A peça foi vandalizada quando exposta no gramado diante da biblioteca e recolhida.

 

Já em 8 de dezembro, foi a vez das estátuas de Henriqueta Lisboa, monumento localizado diante do prédio em que ela morou até a morte, na Rua Pernambuco, na Savassi, na Região Centro-Sul de BH, e do jornalista e escritor Roberto Drummond (1933-2002), também na Savassi.

 

O escultor Léo Santana contou que todas as peças passam por limpeza e processo de oxidação para retornarem à cor natural do bronze. Novas bases de fixação foram feitas para garantir que as estátuas não sejam jogadas ao chão, como ocorreu com a do escritor Pedro Nava.

 

A escritora Henriqueta Lisboa, escultura mais atingida pelo vandalismo, exigiu modelagem das mãos, que haviam sido "amputadas", e do livro. Os óculos de Carlos Drummond de Andrade precisaram de solda, e a mão direita foi refeita. 

Memória

Em 10 de setembro, o Estado de Minas mostrou a situação dos monumentos e a mobilização de integrantes da Academia Mineira de Letras (AML) e da Rua da Literatura (livrarias da Rua Fernandes Tourinho) pedindo às autoridades maior zelo com o patrimônio e maior segurança nos locais.

 

Atos de vandalismos são absurdas”, disse, na ocasião, o presidente da AML, Rogério Tavares. “As cidades são um conjunto de memórias e afeto. Precisamos valorizar a cultura e, de forma especial, as pessoas que fizeram tão bem à cidade. Henrique Lisboa cantou BH em prosa e verso. Seu legado é inestimável e merece todo apreço e estima", disse Tavares, que solicitou restauro para a peça e reforço na segurança para protegê-la.    

Patrimônio em obra

Conheça as estátuas de escritores nas ruas e praças de BH, todas feitas pelo escultor Leo Santana, que estão sendo restauradas:

 

- Pedro Nava e Carlos Drummond de Andrade de Andrade: Ficam na Praça do Encontro, na Rua Goiás com Rua da Bahia, no Centro. Esculturas em bronze, de 2003, tamanho natural Belo Horizonte/MG, 2003. (Bahia com Goiás). Serviço: solda da ma%u0303o direita e fundic%u0327a%u0303o e solda do o%u0301culos de Carlos Drummond de Andrade; remoc%u0327a%u0303o da oxidac%u0327a%u0303o desgastada e nova pa%u0301tina nas duas esculturas.

- Henriqueta Lisboa: Praça da Savassi - Homenagem à poeta, tradutora e ensaísta natural de Lambari, no Sul de Minas. Escultura em bronze, tamanho natural, de 2006. Serviço: restaurac%u0327a%u0303o da escultura com modelagem das duas ma%u0303os e do livro, fundic%u0327a%u0303o, solda, revitalizac%u0327a%u0303o, remoc%u0327a%u0303o da oxidac%u0327a%u0303o desgastada e nova pa%u0301tina.

 

- Roberto Drummond: Na Praça da Savassi , está a homenagem ao escritor e jornalista. Escultura em bronze, tamanho natural, de 2003. Serviço: restaurac%u0327a%u0303o da escultura, incluindo revitalizac%u0327a%u0303o, remoc%u0327a%u0303o da oxidac%u0327a%u0303o desgastada e nova pa%u0301tina.

 

- Murilo Rubião: A peça fica tradicionalmente na Praça da Liberdade. Escultura em bronze, tamanho natural, de 2010. A estátua, guardada na Biblioteca Pública Estadual, pertence à família do escritor e, no momento, está em processo de doação para a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)