(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RELIGIÃO

Embaixador do Papa Francisco vai participar de celebrações em Juiz de Fora

Arquidiocese de Juiz de Fora começa, em fevereiro, a comemorar o centenário. Será a primeira vez que o Núncio Apostólico visita a cidade


22/01/2023 19:23 - atualizado 22/01/2023 19:27

Dom Giambattista Diquattro
Dom Giambattista Diquattro, embaixador do Papa Francisco, vai a Juiz de Fora no início de fevereiro (foto: Vaticano/Reprodução)
Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, Juiz de Fora, na Zonta da Mata mineira, receberá a visita de Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil, que é um cargo como o de um embaixador do Papa Francisco no país. 
 
Dom Giambattista estará presente na cidade para o início das comemorações do centenário da Arquidiocese de Juiz de Fora. É a primeira vez que um membro da alta cúpula da Igreja Católica visitará a cidade. 
 

Agenda do embaixador do Papa Francisco em Juiz de Fora:

 
03/02: Chegada em Juiz de Fora no período da noite, sem agenda programada;
 
04/02: Ida à Fazenda da Esperança, espaço para recuperação de dependentes químicos;
 
04/02: Celebração no Seminário Santo Antônio;
 
05/02: Missa Solene na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora;
 
“Ele terá três visitas importantes: primeiro, a Fazenda da Esperança, onde desenvolvemos um trabalho muito importante, que é a recuperação de pessoas dependentes químicas que desejam sair desta situação. Temos duas fazendas e ele vai visitar a de Guarará. Seria interessante se ele pudesse visitar muitos outros campos de atuação que a Igreja tem, mas escolhemos a Fazenda da Esperança como símbolo que tudo aquilo que a Igreja faz no âmbito caritativo”, explicou o arcebispo Dom Gil Antônio Moreira. 
 
A missa solene será presidida pelo Núncio Apostólito e está marcada para as 15h, com a expectativa da presença de caravanas de várias cidades do entorno de Juiz de Fora e que fazem parte do arcebispado. 
 
“Como coroamento de toda a visita do Núncio à nossa Arquidiocese, teremos uma programação toda especial na Catedral. A partir das 14h30, teremos a entrada pontifical, onde vamos acolher solenemente o Núncio Apostólico, o nosso Arcebispo e os demais Bispos, em seguida, a Santa Missa. Portanto esse dia é para nós bonito, celebrativo, litúrgico, de toda a nossa história de fé da nossa arquidiocese”, explicou o pároco da Catedral, padre João Paulo Teixeira Dias. 
 
Núncio Apostólico faz a função de embaixador do Papa nos países
Núncio Apostólico faz a função de embaixador do Papa nos países (foto: Vaticano/Reprodução)
 

O que é um Núncio Apostólico?

 
De acordo com a Arquidiocese de Juiz de Fora, um Núncio Apostólico tem a missão de aproximar as dioceses e bispados de cada país com o Vaticano. 
 
“A pessoa do Núncio deve promover e estimular o diálogo e relações entre a Santa Sé e as autoridades do País ao qual ele corresponde. Assim, relacionado ao diálogo com o Estado, o Núncio exerce a função de diplomata, como a maioria dos embaixadores exercem nos países onde cumprem suas funções”, explicou. 
 
Dom Giambattista Diquattro está como Núncio Apostólico no Brasil desde agosto de 2020. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)