(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENSAIOS ABERTOS

Blocos de rua esquentam os tambores para Carnaval de BH

Fim de semana tem ensaios abertos de blocos em vários pontos da cidade. Veja programação para o domingo


14/01/2023 18:36 - atualizado 14/01/2023 18:50

Bloco Então, Planta!
Bloco Então, Planta! fez ensaio aberto na Savassi neste sábado (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A pouco mais de um mês do Carnaval, as ruas de Belo Horizonte já começam a entrar no clima da festa. Neste fim de semana, dezenas de blocos fazem ensaios abertos na capital e aquecem os tambores para a folia, marcada para 21 de fevereiro neste ano.

No começo da tarde deste sábado (14/1), o bloco Então Planta! levou sua bateria para um ensaio aberto na Rua Tomé de Souza, na Savassi, Centro-Sul da capital. O grupo fará sua estreia no carnaval belo-horizontino em 2023 e nasceu da iniciativa Arboriza BH, responsável por ações de plantio e de conscientização sobre a importância das árvores no perímetro urbano.

Com bateria, banda e cantores, o Então Planta! desfila no pré-carnaval, em 4 de fevereiro, a partir das 11h no Bairro Santa Tereza. O percurso começa na rua Mármore e vai até a Avenida Francisco Sales.
 

A atriz e escritora de livros infantis, Janaína Starling já participava da iniciativa pela arborização e integrou também a ala de percussão do bloco carnavalesco. Ela conta que está empolgada por voltar à folia após a pandemia e a alegria é incrementada por representar uma causa importante.

“Quando fiquei sabendo da ideia, já topei participar, já que estamos sem Carnaval há um tempo pela pandemia. Estou muito feliz e espero que seja o primeiro de muitos, porque é uma mensagem importante que a gente precisa passar. O planeta está precisando, a cidade está precisando”, comentou.
 
Janaína Starling, Então, Planta!
Janaína fará parte da bateria no desfile de estreia do bloco (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
 

Além da folia e da mensagem, o bloco também prepara ações com sinalização e estruturas de proteção de mudas para evitar que as árvores sofram danos durante a festa. O Carnaval, quando as pessoas tomam as ruas, é uma oportunidade para que se perceba a importância das árvores no cenário urbano e é uma das apostas do grupo para o desfile.

Integrante do Arboriza BH e presidente do Então Planta!, a psicóloga Izabela Bandeira de Melo conta que a iniciativa é um braço de uma ação de moradores do bairro Santa Tereza iniciada em 2019.

“Começamos por um levantamento feito no bairro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se tenha, no mínimo, uma árvore por pessoa na cidade e o ideal seriam três árvores por pessoa. Em nossa análise vimos que, no Santa Tereza, temos entre 8 e 9 moradores para cada árvore. Então começamos o processo de plantar e já realizamos mais de 200 plantios no bairro”, conta.

Izabela destaca o papel da arborização em diversos fatores da vida na cidade, como no controle de temperatura, na melhoria da qualidade do ar e na criação de espaços de permeabilidade do solo; e brinca especificamente com uma necessidade comum em dias de Carnaval: “quer sombra? Então, planta!”.
 
Izabela Bandeira, Então, Planta!
Izabela acredita em aliar a folia à importância de uma cidade mais arborizada (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
 

Ziguiriguidum

O bloco Ziguiriguidum é outro que foi pra rua neste sábado. Na Escola Santos Dumont, no Santa Efigênia, a bateria fez seu 15º ensaio aberto e convocou quem passava pelo local a participar da festa. O grupo nasceu após o carnaval de 2018 como fruto da empolgação do casal Adriana e Murilo com o crescimento da folia na capital mineira. Com o passar do tempo, a ideia que surgiu na família foi ganhando novos membros e hoje conta com cerca de 150 inscritos na bateria.

Com o repertório focado no axé, mas com espaço para outros sucessos contemporâneos, o bloco ganha as ruas na segunda-feira, dia 20, na Avenida Brasil. O grupo sairá da esquina com a Rua Sergipe e vai até a esquina com a Rua Bernardo Guimarães. Às 11h um trio com banda e cantores começa a desfilar e a festa termina às 16h.

“Tinha muito tempo que minha família não passava o Carnaval em BH e ficamos muito empolgados. Um dia, em abril de 2018, ouvimos a música ‘Ziguiriguidum’, daquele grupo Filos de Jorge e pensamos ‘esse é o nome do nosso bloco’. Começamos com a família, amigos e depois que fomos ensaiar na Praça Duque de Caxias, mais gente foi se interessando e fazendo parte”, conta o técnico em informática Murilo Pereira, um dos fundadores do bloco.
 
Murilo Pereira, Ziguiriguidum
Empolgado com o crescimento do carnaval de BH, Murilo montou o próprio bloco (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
 

A festa segue no domingo

Mais ensaios abertos marcam o ritmo de BH no domingo (15/1). Veja uma lista de atrações gratuitas:

  • 09h- Baianas Ozadas - Feira do Mineirinho- Pampulha
  • 10h- Lavô tá novo - Casa Fúnebre- Saudade
  • 10h- Bruta flor- Armazém do Campo- Barro Preto
  • 10h- Vejo flores em você- Centro Cultural de Venda Nova
  • 10h- Pífanos- Praça Duque de Caxias- Santa Tereza
  • 10h30- Almas Empenadas- Creche São Tomaz de Aquino-São Tomaz
  • 11h- Garota eu vou pro Califórnia e Chega o Rei- Praça da Comunidade- Dom Cabral
  • 12h- Cefet com Banana- Santerê- Santa Tereza
  • 12h- Seu Bento à Dona Lúcia- Fazendinha- São Bento
  • 13h- Clandestinas- Odara- União
  • 13h- Lua de Cristal- Rua Conselheiro Rocha, 1605- Santa Tereza
  • 13h30- Atenção, creuzebeck! - Centro Cultural Padre Eustáquio
  • 14h- Afoxé Bandarerê- Sula- Centro
  • 14h- Tiozões do Pagode- Casa Fúnebre- Saudade
  • 15h- Bethânia Custosa- Parque Jacques Cousteau- Betânia
  • 15h Carnaflora- Armazém Beershop- Floramar
  • 16h- A Roda- Pista de Skate- Viaduto Santa Tereza
  • 16h- Fofoca- Grupo Aruanda- Centro
  • 16h- Enche meu copo- Estação Santê- Santa Tereza
  • 16h- Fúnebre- Casa Fúnebre- Saudade


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)