(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUSTO

Tremor de terra em São José da Lapa: moradores relatam susto

O evento foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb) e pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)


04/01/2023 14:14 - atualizado 04/01/2023 16:18

Cidade de São José da Lapa, na Região Central de BH
O tremor assustou moradores da cidade na manhã desta quarta-feira (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Moradores de São José da Lapa, cidade localizada na Região Central de Minas Gerais, relataram um tremor de terra por volta das 9h desta quarta-feira (4/1). O governo de Minas, por meio do Gabinete Militar do Governador e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (GMG/CEDEC), confirmou o evento, com epicentro na região dos bairros Celvia, Angicos, Imperial e Caieiras.

 

Em nota, a Cedec informou que, até o momento, não houve registros oficiais de ocorrências de danos materiais ou humanos em decorrência do tremor. O órgão disse ainda que “está em contato com as equipes da Defesa Civil Municipal que estão nos bairros onde o tremor foi mais sentido, para acompanhar e monitorar a situação junto aos moradores”.

 

Em caso de algum dano ou rachadura no imóvel ocasionado por tremores, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

 

 

 

 

Tremor

O tremor de intensidade 2,8 mR (intensidade medida pela escala Richter) foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb) e teria acontecido às 8h42. No Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também consta o registro, com intensidade de 2.7 mR. 

 

Em 28 de dezembro, a cidade de Sete Lagoas, também na Região Central do estado, registrou um tremor com intensidade de 2,9 mR.

 

Na ocasião, o evento assustou os moradores da cidade, e há relatos de que foi sentido nos bairros do Carmo, Montreal, Interlagos, Luxemburgo, Nova Cidade, Jardim Europa e Jardim Arizona.  

Estrondo e medo

João Diógenes
João Diógenes é morador do bairro Dom Pedro e disse que sentiu um estrondo (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
João Diógenes é morador do bairro Dom Pedro e disse que sentiu um estrondo: “Minha casa chegou a balançar, e meu filho se assustou”. Ele contou que na hora não deu importância, mas depois ficou sabendo que se tratava de um tremor de terra. “Nem olhei para ver se tinha rachadura na casa, alguma coisa assim”, completa.


Marcelo Henrique, de 42 anos, também mora no mesmo bairro e estava na praça com os amigos no momento do evento. Ele conta que o tremor balançou tudo. “Achamos que era a pedreira aqui perto, mas não era. Tremeu tudo”, destacou.

 

Ele disse que não se recorda de outro acontecimento semelhante na cidade e que os estrondos vindos da pedreira - que fica próxima ao bairro - são comuns. “Mas ficamos sabendo que ela está desativada há um tempo”, prosseguiu.


Marcelo Henrique
Marcelo Henrique, de 42 anos, também mora no mesmo bairro e estava na praça com os amigos no momento do evento (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Janaína da Silva é moradora do bairro Cachoeira e foi outra que sentiu o tremor na manhã de hoje: “Foi forte. Eu cheguei a sair no terreiro para ver o que tinha acontecido. Minha mãe e minhas irmãs também foram para fora”. Ao contrário de Marcelo, a moradora conta que já sentiu outros tremores na cidade. “Já vem acontecendo isso, da terra tremer", relatou.


Janaína da Silva
Janaína da Silva é moradora do bairro Cachoeira e foi outra que sentiu o tremor na manhã de hoje (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Ela conta que a sensação é de que alguma coisa estava caindo: “Senti medo e preocupação. Da vez anterior foi mais forte o tremor, hoje foi mais brando".

 

A adoloscente Isabel Souza, de 14 anos, disse que acordou com o tremor. “Fiquei sem entender nada. Foi estranho. Eu tinha acabado de acordar, então não deu tempo de sentir medo. Foi um segundo", contou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)