(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ABALO SÍSMICO

Tremor de terra em São José da Lapa? Entenda

Moradores relatam que na manhã deste domingo (7/3) sentiram o chão tremer e ouviram um barulho muito alto


07/03/2021 15:40 - atualizado 07/03/2021 16:26

São José da Lapa, Região Metropolitana de Belo Horizonte(foto: Redes Sociais/Reprodução)
São José da Lapa, Região Metropolitana de Belo Horizonte (foto: Redes Sociais/Reprodução)
Moradores de São José da Lapa e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, relataram que a terra tremeu na manhã deste domingo (7/3). Tremores de terra de magnitude leve são comuns em Minas Gerais e já foram registrados em diversas cidades.

Ainda assim, dois órgãos que registram este fenômeno, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório da Universidade de Brasília (UnB) não confirmaram o registro deste tremor relatado pelos moradores.

Nesses casos, há duas possibilidades: o fato de o tremor ter sido tão suave a ponto de não ser detectado pelos sismógrafos, ou porque o sistema ainda pode ser atualizado posteriormente.

O mapa de abalos sísmicos da USP recebeu três relatos para a região. Confira:

Julia I. d. F.
Cidade Brasileira Próxima: Sao Jose da Lapa/MG
Tremor reportado aqui (-19.73,-43.98) por Julia I. d. F. no dia 2021-03-07. A intensidade indicada do tremor foi fraca e sentido no dia 2021-03-07 às 08:45 horas.

Sidney M.
Cidade Brasileira Próxima: Sao Jose da Lapa/MG
Tremor reportado aqui (-19.70,-43.96) por Sidney M. no dia 2021-03-07. A intensidade indicada do tremor foi forte e sentido no dia 2021-03-07 às 08:50 horas.

Pedro H. M. B.
Cidade Brasileira Próxima: Sao Jose da Lapa/MG
Tremor reportado aqui (-19.72,-43.97) por Pedro H. M. B. no dia 2021-03-07. A intensidade indicada do tremor foi forte e sentido no dia 2021-03-07 às 08:55 horas.

Pelo Twitter, um usuário disse: “Domingo começando bem em São José da lapa. Um tremor de terra pesado”. Ele teve a resposta de outros dois usuários da rede. “Foi tenso mesmo”, disse um deles. “Tremeu tudo aqui”, acrescentou o outro seguidor.
 
 

Segundo Josiane Viegas Freitas, de 41 anos, moradora do Bairro Jardim Encantado, em São José da Lapa, a sensação era de que um prédio estava prestes a cair na casa dela. “Na hora que acordamos, meu esposo estava passando o café e por volta de 8h20 sentimos o tremor. Dava a impressão de que era uma onda forte que a gente estava sentindo na perna. Aí eu ouvi um estouro que parecia que a casa do meu vizinho estava caindo na minha e corremos pra rua. Quando chegamos lá,  vimos que nossos vizinhos também sentiram”, contou a professora.

E essa não foi a primeira vez. “Em 2014, houve esse tremor, mas foi cedo e no meu caso eu estava dormindo e não senti. Agora, veio mais em comparação ao outro ano e foi muito mais forte. Foi uma sensação geral, parecendo que estava caindo uma construção”, relembrou.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Minas Gerais não receberam nenhum chamado para a região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)