(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRADIÇÃO

Santa Luzia celebra festa da padroeira com missas e procissão luminosa

Celebração do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começa à meia-noite desta terça-feira (13/12)


12/12/2022 18:27 - atualizado 12/12/2022 19:53

Igreja por dentro, iluminada, dourada, muito bonita
Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia festeja a padroeira e protetora dos olhos e da visão (foto: Gustavo Werneck/EM D.A Press )

Fé, música barroca e comemoração religiosa. O Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, celebra nesta terça-feira (13) a tradicional festa dedicada à padroeira, com milhares de romeiros, e traz na missa de abertura, que começará à meia-noite, uma novidade na voz dos integrantes do Coro Angélico. Criado há 70 anos, o grupo sempre se apresenta acompanhado da centenária Orquestra Sacra.

Segundo o regente do coral, Kássio Mendes, será apresentado o “Credo”, pertencente à “Missa de José Maria Lopes”, do qual não se tinha notícia na cidade há mais de 60 anos. A “Missa” é composta pelas obras “Kyrie”, “Gloria”, “Credo”, “Sanctus Benedictus” e “Agnus Dei”.

“Não sabemos o motivo de o ‘Credo’ ter sido retirado, mas, agora, estamos recuperando para a abertura do dia de Santa Luzia”, diz o regente. A descoberta ocorreu no arquivo do Coro Angélico, quando Kássio encontrou uma transcrição feita por um músico luziense, manuscrita e datada da década de meados 1960, da partitura original, possivelmente do século 18.

Banda de igreja, coro numeroso, no mezanino do templo
Música barroca volta ao Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia depois de 60 anos (foto: ADALBERTO MATEUS/ASSOCIAÇÃO CULTURAL COMUNITÁRIA DE SANTA LUZIA/DIVULGAÇÃO)


Após constatar que o “Credo” fazia parte da “Missa”, o maestro fez uma revisão da peça, passou as notas para o computador e começou a ensaiar com o Coro Angélico no início do semestre.”  A “Missa” fazia parte do acervo do maestro luziense Francisco Julião da Silva (1897-1978), que foi regente do Coro Angélico.

Festa da padroeira


Atraindo milhares de devotos, principalmente de pessoas que buscam a cura para problemas nos olhos, a tradicional Festa de Santa Luzia terá missas nesta terça-feira (13) no santuário da Praça da Matriz, no Centro Histórico, às 3h, 5h30, 7h, 9h, 11h, 12h, 14h e 16 (solene, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, dom Júlio Cesar Gomes Moreira). Às 5h haverá alvorada festiva com repique de sinos. Às 11h, a missa será na Igreja do Rosário, também no Centro Histórico.


O ponto alto da festa, que tem à frente o reitor e pároco do santuário, padre Felipe Lemos de Queirós, e o vigário paroquial, padre Matozinhos Oliveira, será a procissão luminosa no Centro Histórico da cidade, com a imagem de Santa Luzia. O início do cortejo está marcado para 17h. Na presidência da comissão do jubileu estão Sandra Lúcia Leal e Jander Rodrigues.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)