(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APURAÇÃO

MP investiga Dia das Crianças em Uberaba que teve exposição de armas

A Promotoria da Infância e Juventude de Uberaba informou que já está apurando para descobrir quais riscos as crianças foram expostas em razão do evento


13/10/2022 11:18 - atualizado 13/10/2022 13:02


Crianças ao lado de estandes e colocando as mãos em armas
Vídeos circularam na internet e mostraram as crianças ao lado de estandes e colocando as mãos nos equipamentos que foram expostos (foto: Reprodução)


Renato Manfrim - Especial para o EM 
 
Após evento do Dia das Crianças, da Prefeitura de Uberaba, em praça pública, permitir que elas se aproximassem e tocassem em armas e bombas, a promotora de Justiça Ana Catharina Machado Normanton, da Vara da Infância e Juventude de Uberaba, declarou que o fato será apurado.
 
O evento intitulado Tempo de Brincar, que aconteceu na manhã de ontem (12/10) na Praça da Mogiana, contou, além de atrações como cama elástica, corrida de saco, entre outras brincadeiras, também com tendas do Exército Brasileiro e polícias Militar, Civil e Federal, que mostraram variedade em armas de grosso calibre.
 
“Diante das denúncias recebidas, o MP já está apurando para saber quais riscos as crianças foram expostas em razão do evento”, adiantou a promotora.
 
Segundo informações do artigo 242 do ECA, é crime vender, fornecer ainda que, gratuitamente, ou entregar, de qualquer forma, para criança ou adolescente arma, munição ou explosivo, sob risco de pena de reclusão de três a seis anos.

Representação judicial

Umas das denúncias recebidas pelo MP é a representação judicial do deputado federal Rogério Correia (PT) contra a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade).

Segundo documento, a exposição de armas vai contra a Constituição Federal, contradiz os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também vai contra protocolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi assinado pelo Brasil.  
 
Além disso, o documento reivindica a abertura de procedimento investigatório criminal com vistas a apurar as condutas praticadas e, ao final, propõe ação penal cabível.
 
“Não bastasse a simples exposição – por si só já absolutamente dissociada da temática do evento -, houve ainda palestras e orientações às crianças presentes, com instrução sobre táticas militares, manuseio de arma de fogo e até mesmo procedimentos para desarme de artefatos explosivos, como demonstram os vídeos em anexo”, diz outro trecho da representação.

Prefeitura de Uberaba

Em nota, a prefeitura informou que "o município ainda não foi intimado e, tão logo seja, prestará os esclarecimentos necessários." 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)