(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LEMBRANÇAS DE BH

Livro sobre córregos invisíveis de BH será lançado neste sábado (8/10)

"Sobre o Rio" apresenta projeto de sinalização dos córregos canalizados da cidade e propõe resgate de memória urbana


07/10/2022 19:59 - atualizado 07/10/2022 20:44

Memória urbana
Artista Isabela Prado com placas de sua intervenção artística que resgata nome dos córregos canalizados de BH (foto: Aline Xavier/Divulgação)

 
Maron Filho*
 
A artista Isabela Prado lança neste sábado (8/10), às 10h, na Academia Brasileira de Letras, o livro “Sobre o rio”. A obra traz documentações e reflexões acerca do projeto homônimo. 

Entre 2018 e 2021, a artista criou uma intervenção urbana permanente que sinalizou com placas - como as que nomeiam as ruas - os córregos invisibilizados no perímetro central de Belo Horizonte. 
 
 
O que Isabela Prado fez talvez tenha semelhança com o que Carlos Drummond de Andrade descreve em uma célebre crônica. Inquieto com a impassividade da natureza, o poeta e cronista interpela uma árvore: "Fala, amendoeira!".  Com sua intervenção, que agora conta com o livro, a artista mineira afirma a natureza e nos lembra que ela existe; nós, que estamos esquecidos disso.  

A artista é professora da Escola de Belas Artes da UFMG e reuniu na publicação textos inéditos de autores especializados. A conversa com o público na AML será acompanhada por Michele Arroyo e Roberto Monte-Mór, que contribuíram com a obra.
 
Livro
O livro traz o duplo sentido: falar sobre os rios canalizados de BH e também caminhar sobre eles (foto: Reprodução)
 

“Sobre o rio” compõe sua trajetória que, desde 2006, envolve trabalhos sobre a presença hidrográfica na cidade. Esses trabalhos integram uma pesquisa mais ampla, chamada Entre rios e ruas. A intenção que sustenta a pesquisa é ativar a memória dos belo-horizontinos sobre a dinâmica hídrica e hidrográfica da capital, criando uma relação afetiva e um olhar sensível para o que a cidade já foi: vários córregos cruzando o Curral Del Rei.  

Isabela Prado ressalta a dimensão pública da intervenção e do livro que será lançado amanhã. "A partir do momento em que a presença dos córregos é identificada, relembrada, por meio das placas de sinalização, sua existência passa a ser algo natural, reconhecida pelos cidadãos que transitam em Belo Horizonte", explica.
  
A obra conta com edição bilíngue (português e inglês) e traz textos inéditos de Michele Arroyo, Alessandro Borsagli, Josué Mattos, Roberto Luís Monte-Mór e Guilherme Wisnik. Além de entrevista com a artista realizada pelos curadores Clarissa Diniz e Josué Mattos.


SERVIÇO


Lançamento LIVRO: “Sobre o Rio”, de Isabela Prado
Dia 08 de outubro, sábado, das 10h00 às 13h00.
Academia Mineira de Letras. Rua da Bahia, 1466, Lourdes. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)