(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM BH

Petiscos contaminados: sócios da Tecnoclean prestam depoimento

Sócios e funcionários foram ouvidos nesta quinta-feira (22/9) na Delegacia de Defesa do Consumidor; empresa é acusada de vender propilenoglicol contaminado


22/09/2022 22:32 - atualizado 22/09/2022 22:48

Cachorros em carrinho se supermercado
Substância é suspeita de ter causado a morte de, pelo menos, 50 cachorros em todo o Brasil (foto: Arquivo pessoal)
Sócios e funcionários da Tecnoclean foram ouvidos nesta quinta-feira (22/9) na Delegacia de Defesa do Consumidor, em Belo Horizonte. A empresa é acusada de vender propilenoglicol contaminado para a Bassar Pet Food – uma fabricante de petiscos caninos. A substância é suspeita de ter causado a morte de, pelo menos, 50 cachorros em todo o Brasil.
 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) analisou os lotes AD5035C22 e AD4055C21 de propilenoglicol da marca e detectou a contaminação por monoetilenoglicol, substância considerada extremamente tóxica.
 
Indagada pelo EM sobre as diligências na delegacia nesta quinta-feira, a Polícia Civil disse, em nota, que "as informações da investigação em curso serão divulgadas em momento oportuno, com o avanço dos trabalhos e/ou a conclusão do Inquérito Policial".
 
Porém, a "TV Globo" flagrou os donos da empresa, o responsável técnico e outras três funcionárias na delegacia nesta tarde. Segundo a emissora, eles foram intimados para esclarecer o envolvimento na comercialização de propilenoglicol. 
 
Em entrevista à emissora na porta da delegacia, o advogado da Tecnoclean, Thiago Rodrigo de Faria, disse que apresentou laudo atestando a pureza de 99% do propilenoglicol e negou qualquer tentativa de adulteração. 
 
“A empresa adquire o produto totalmente lacrado. Não há interferência da empresa na alteração da substância. O produto é passado para um terceiro. A empresa em momento nenhum interferiu e deslacrou a substância”, disse. 
 
Ao Estado de Minas, o diretor comercial da empresa, Fernando Teixeira, enfatizou que a Tecnoclean não fabrica propilenoglicol, sendo que esta substância é comprada da A&D Química desde dezembro de 2021. 
 
“O produto adquirido pela filial de São Paulo e vendido a Bassar tem certificado de qualidade USP. Estamos cooperando com os órgãos de investigação para apurar os fatos e trazer à luz os esclarecimentos”, pontuou. 

Marcas retiram produtos do mercado

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinou que as empresas FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet e Upper Dog Comercial Ltda retirem os lotes indicados pelo Mapa das prateleiras de todo o território nacional. A Petitos Indústria e Comércio de Alimentos, com sede em São Paulo, foi a última a receber notificação do órgão. 
 
Já a Bassar foi a primeira a ser notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon) para apresentar o recall. Os produtos com data de fabricação de 7 de fevereiro têm sido recolhidos desde 9 de setembro, segundo a empresa. 

Alerta da Anvisa

No fim da tarde dessa terça-feira (20/9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta para todas as empresas envolvidas na cadeia produtiva de alimentos de consumo humano sobre o uso de lotes do ingrediente propilenoglicol da Tecnoclean. Os lotes são os mesmos que embasaram a decisão do Mapa sobre a Petitos. 





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)