(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BELO HORIZONTE

Catedral Cristo Rei: obras têm avanços importantes

Concretagem nesta terça-feira (13) é maior realizada no templo em construção. Expectativa da arquidiocese é concluir estrutura da Cristo Rei até o final de 2022


13/09/2022 17:46 - atualizado 13/09/2022 17:50

Vista aérea da construção da catedral cristo rei, em belo horizonte
Obras foram iniciadas em 2013 e construção segue ritmo das ajudas voluntárias (foto: RAPHAEL CALIXTO/ARQUIDIOCESE DE BH/DIVULGAÇÃO )
Em construção na Região Norte de Belo Horizonte, a Catedral Cristo Rei registra, nesta terça-feira (13/9), um avanço importante em seu canteiro de obras. Segundo a Arquidiocese de BH, foi realizada a maior concretagem na edificação – serviço feito, de uma única vez, na laje superior, que corresponde ao nível da Praça das Famílias.

Ao todo, foram concretados, hoje, a área de 1.775 metros quadrados. A expectativa é de que a estrutura do templo seja concluída ainda neste ano, podendo receber os fiéis, que, atualmente, são acolhidos no espaço do futuro auditório da Cristo Rei.

Em agosto, foi concluída a concretagem do sexto anel do mezanino que integra o Templo da Catedral Cristo Rei (Tenda da Paz). Faltam, portanto, apenas duas concretagens para a conclusão desta etapa da obra, composta por oito anéis.

O passo para a conclusão do penúltimo anel também começou nesta terça-feira, por meio da preparação dos painéis internos (estruturas que compõem as torres). Concebida para receber as celebrações  eucarísticas, a infraestrutura do templo se ergue em etapas.
 
Ver galeria . 10 Fotos Obras foram iniciadas em 2013 e construção segue ritmo das ajudas voluntáriasRAPHAEL CALIXTO/ARQUIDIOCESE DE BH/DIVULGAÇÃO
Obras foram iniciadas em 2013 e construção segue ritmo das ajudas voluntárias (foto: RAPHAEL CALIXTO/ARQUIDIOCESE DE BH/DIVULGAÇÃO )
 

IGREJA-MÃE

Concretizando o sonho do primeiro arcebispo de BH, dom Antônio dos Santos Cabral (1884-1967) e construída a partir do projeto do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), a Cristo Rei se tornou oficialmente a igreja-catedral da Arquidiocese de BH em 11 de fevereiro de 2021, na abertura do Ano Jubilar Centenário da instituição. O espaço já se encontra a serviço de iniciativas dedicadas à evangelização e ao cuidado com os pobres. Entre as ações solidárias, o programa “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que prepara refeições para centenas de moradores de vilas e favelas.

Iniciada em 2013 – dois anos depois de instalada uma cruz de 20 metros de altura, que pode ser vista da Avenida Cristiano Machado –, a construção da Catedral Cristo Rei segue o projeto no compasso das ajudas voluntárias. Na estrutura sob a Praça das Famílias, em formato ovalado, haverá uma série de setores de evangelização e prestação de serviços, como a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, o auditório com 800 lugares e cinco museus. A infraestrutura para receber a escola de música e a escola na arte dos mosaicos já foi concluída, com expectativa de as atividades começarem ainda em 2022.

A evangelização, por sinal, teve início em 2015, no canteiro de obras, ao ser erguida a Tenda Cristo Rei, estrutura com mirante para o canteiro de obras preparada para acolher peregrinos. Com os avanços na edificação, as celebrações passaram a ocorrer na própria Catedral, onde futuramente será o seu auditório. Hoje, a Tenda Cristo Rei é uma das cinco Cúrias Regionais da Arquidiocese de BH, sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc). 

SERVIÇO

Quem quiser colaborar com as obras da Catedral Cristo Rei, com doação de qualquer valor, pode usar também a internet, no site www.catedralcristoreibh.com.br/doa. Informações: (31) 3269-3100.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)