(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VANDALISMO

Busto de Aleijadinho é depredado no Centro Histórico de São João del-Rei

Jovem subiu em pedestal e simulou ato sexual com a escultura do patrono das artes, na noite de quarta-feira (17/8)


19/08/2022 13:56 - atualizado 19/08/2022 14:54

Ato de vandalismo choca e preocupa moradores de São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, exatamente na semana em que o país celebra o Patrimônio Histórico Nacional. Um grupo ainda não identificado pela polícia depredou um busto em bronze de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), que fica na recém-restaurada Praça Severiano Resende (Largo do Tamandaré), no Centro Histórico da Cidade.

De acordo com informações da prefeitura local, a peça em bronze, também restaurada recentemente, foi arrancada do pedestal e jogada no chão. Pelas imagens gravadas pelos vândalos e colocadas em redes sociais, um jovem com uma mochila sobe no pedestal, ajudado por dois colegas, e parece simular um ato sexual com o busto do patrono das artes no Brasil.

Por ter sofrido pequenos danos, a escultura colocada no local em 1974 já está nas mãos de especialistas para os reparos. O ato de vandalismo ocorreu na noite de quarta-feira (17), data comemorativa do Patrimônio Histórico Nacional.

Moradores estão indignados

“Estamos triste e indignados”, lamentou a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, Lia Lombardi, explicando que foi feito o boletim de ocorrência e e comunicados à Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Cultura e demais setores. “A escultura não tem tombamento isolado, mas a praça está na poligonal de proteção do patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Município, e na frente do Museu Regional, que tem proteção federal e é um dos prédios mais importantes de São João del-Rei, que tem 308 anos de história.”

Na foto, busto da peça em bronze no chão, ao lado do pedestal
De acordo com informações da prefeitura local, a peça em bronze, também restaurada recentemente, foi arrancada do pedestal e jogada no chão (foto: Prefeitura de São João del-Rei/Divulgação)

Lia Lombardi lembrou que, em 2017, um estudante universitário subiu na portada da Matriz Nossa Senhora do Carmo e quebrou um anjo, ficando o restauro em cerca de R$ 30 mil, pago com recursos do Fundo Municipal de Cultura de São João del-Rei. Há quatro meses, foi a vez de o prédio da Receita Federal ser pichado, e, nesse caso, os responsáveis foram identificados.

Prefeitura organiza campanha 

A Prefeitura de São João del-Rei informou que será feita uma campanha para que todos os moradores se tornem vigias do patrimônio cultural da cidade, que fica no Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e figura como um dos expoentes da Estrada Real. “Precisamos colocar câmeras em todos os locais, pois não são atos isolados, mas que vem ocorrendo sistematicamente”, destacou Lia Lombardi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)