(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Peregrinos mineiros vão percorrer mais de 400 quilômetros até Aparecida

Dois peregrinos saíram de Cássia e se juntaram a um grupo que sairá nesta quarta de Alpinópolis rumo à cidade paulista, em devoção à Nossa Senhora Aparecida


09/08/2022 18:27 - atualizado 09/08/2022 19:32

Marquinho e Priminho
Priminho e o cunhado Marquinhos em frente à igreja de Alpinópolis já concluíram hoje 80 quilômetros de caminhada e se juntam ao grupo alpinopolense (foto: Acervo pessoal)
Pela primeira vez o veterinário Marcos Antônio de Oliveira Ferreira, o Marquinho, e o agricultor Luiz Adriano de Souza Machado, o Priminho, saíram a pé em peregrinação, na manhã dessa segunda-feira (8/8), do Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, Sudoeste de Minas, com destino à Basílica Nacional de Aparecida (SP). O motivo: devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Serão 442 km, a serem percorridos até o dia 20 de agosto. A dupla pernoitou em Passos nessa segunda e, nesta terça (9/8), ao meio-dia, se juntou a 62 peregrinos de Alpinópolis, que fazem o trajeto há 12 anos. O grupo deixará a cidade na madrugada desta quarta-feira (10/8).

“Nossa intenção é preparar o caminho e motivar mais cassienses a se juntarem a nós no próximo ano", disse Marquinho, cunhado de Priminho, ambos com 39 anos.

Comitiva


No grupo de Alpinópolis há enfermeiros, advogados, professores, profissionais liberais, empresários e outros profissionais. De lá até Aparecida são 397 km.

A comitiva tem uma estrutura montada: caminhão para colchões, ônibus, duas motos e caminhonete. Os peregrinos acordam às 2h e tomam o desjejum, preparado pelos cozinheiros, antes de seguir estrada.

O percurso passa por Conceição da Aparecida (11/8), Areado (12/8), Serrania (13/8), Poço Fundo (14/8), Silvianópolis (15/8), Santa Rita do Sapucaí (16/8), Itajubá (17/8), Delfim Moreira (18/8), Lorena (19/8) e Aparecida (20/8).

Cada peregrino contribuiu com R$ 600, valor que inclui alimentação, apoio, pernoite, camiseta e passagem de regresso. Cada um tem que levar na mochila agulha com linha, manteiga de cacau, remédios e touca.

Tradição


O empresário Emerson Melo de Assis, de Alpinópolis, faz parte da comissão organizadora do “Caminho a Pé de Alpinópolis a Aparecida”. “São dias de oração em que as pessoas vão pagar promessa ou pedir uma graça alcançada por intermédio de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de todos”, contou.

A romaria acontece todos os anos, e esta é a 12ª consecutiva. Muitos dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, como Priminho, que diz que vai pagar uma graça alcançada, não pensam no cansaço nem nas chuvas que podem encontrar pela frente. “Eu quero é agradecer”, sintetizou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)