(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DOENÇA LETAL

Morcego com vírus da raiva é recolhido na Zona Leste de BH

Animal foi recolhido nesta sexta-feira por uma equipe de zoonoses da prefeitura. Não há ocorrência de casos de raiva humana na capital mineira desde 1984


22/07/2022 19:16 - atualizado 22/07/2022 20:39

Morcego
Orientação da prefeitura é acionar imediatamente os serviços de zoonoses da capital, para que uma equipe faça o recolhimento de forma adequada do animal (foto: Guillaume Souvant/AFP)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou que um morcego recolhido em um bairro da Zona Leste, nesta sexta-feira (22/7), testou positivo para a raiva. Este é 12º caso na cidade em 2022. Até o momento, não há suspeita de que alguém possa ter sido contaminado.

Em contato com a reportagem, a PBH destacou que a população não deve tocar ou tentar remover um animal com comportamento anormal. A orientação é acionar imediatamente os serviços de zoonoses para que uma equipe faça o recolhimento de forma adequada.

A raiva é transmitida aos seres humanos quando a saliva do animal infectado entra em contato, por meio de mordida, com a pele lesionada, mucosa ou arranhão. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde deu início às medidas preventivas e de bloqueio vacinal de cães e gatos no raio de 300 metros do lugar onde o morcego foi encontrado.

"Os agentes de zoonoses também estão repassando orientações quanto aos cuidados e monitorando a população no entorno, por meio de busca ativa, para verificar se houve algum contato de moradores com o morcego", destaca trecho do comunicado enviado pelo Executivo municipal ao Estado de Minas.

Doença altamente letal


Conforme o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central (SNC) transmitida por um vírus que acomete os animais domésticos e o homem. Iniciados os sintomas, o risco de letalidade é bastante elevado.

"O exame deve ser solicitado quando os sinais que antecederem a morte dos animais forem neurológicos, principalmente se o animal apresentar sinais de mordida de morcegos hematófagos. Neste caso o diagnóstico laboratorial é imprescindível, pois os sintomas da doença podem ser confundidos com outras encefalites", explica o IMA.

Raiva humana não é registrada em BH desde 1984


Conforme a PBH, durante o ano de 2021 um felino e 24 morcegos testaram positivo para a raiva - mais que o dobro registrado no ano anterior, quando 11 morcegos contraíram a doença.

Por outro lado, não há ocorrência de casos de raiva humana no município desde 1984. Os últimos registros em cães e gatos aconteceram em 1989 e 1985, respectivamente.

Vacinação de animais


Além do Centro de Controle de Zoonoses - que funciona das 8h às 16h na Rua Edna Quintel, 173, São Bernardo -, a vacina contra a raiva é aplicada em quatro locais da capital. Veja lista abaixo:

Barreiro


Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro

Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - Bonsucesso

Horário de funcionamento: 7h às 16h

Leste


Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste

Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada

Horário de funcionamento: 7h às 16h

Noroeste


Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste

Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara

Horário de funcionamento: 7h às 16h

Oeste


Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste

Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho

Horário de funcionamento: 7h às 16h


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)