(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RECURSOS MINERAIS

Mineração clandestina é embargada em distrito de Itabirito

Investigação ao local partiu de denúncias de moradores da comunidade e de cobranças de vereadores. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal


08/07/2022 18:19 - atualizado 08/07/2022 18:45

Mineração em Itabirito
Local costumava operar principalmente de madrugada, quando o movimento no distrito e na estrada era menor (foto: Freepik/DIvulgação)
Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável embargaram, nessa quinta-feira (7/7), uma mineração irregular no distrito de Ribeirão do Eixo, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Como a suspeita é de crime federal, o caso foi encaminhado para a Polícia Federal.

A investigação ao local partiu de denúncias de moradores da comunidade e de cobranças dos vereadores Anderson Martins (MDB) e Daniel Sudano (Cidadania), acatadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e demais autoridades competentes.

O local costumava funcionar entre meia-noite e 5h, horários de pouco movimento no distrito, nas proximidades do KM 588 da BR-040, altura onde a mineração ocorria. Houve a alegação de que no local praticava-se um desaterro, o que era falso, sendo apenas uma forma de esconder a prática de extração irregular de minério.

A ação de embargo colocou fitas zebradas no local e nos maquinários parados. Os extratores já estavam atingindo nascentes existentes na área explorada. Ainda não se sabe quem são os responsáveis pela atividade.

Prática recorrente


Não é a primeira vez que um caso assim acontece no município. Em março deste ano, uma outra extração ilegal de minério de ferro foi encontrada e interditada pela Polícia Federal na cidade.

A prática criminosa pode render até seis anos de prisão, caso seja enquadrada em usurpação de matéria-prima da União e extração de recursos minerais sem permissão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)