UAI
Publicidade

Estado de Minas APOSENTADOS E PENSIONISTAS

PBH convoca 1,5 mil aposentados aniversariantes de julho para prova de vida

Procedimento pode ser feito entre 1º e 31 de julho. Aposentados que não fizerem a prova de vida podem ter o benefício suspenso até que regularize sua situação


29/06/2022 14:23 - atualizado 29/06/2022 19:02

Idosos dentro da agência do Bradesco
Idosos que recebem o benefício previdenciário da PBH podem ir até uma agência do Bradesco e fazer a prova de vida (foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) convoca 1.565 aposentados e pensionistas que fazem aniversário em julho para fazer a prova de vida. De 1º até 31 de julho, os cidadãos podem se dirigir até uma agência do banco Bradesco e fazer o procedimento. O beneficiário que não fizer a prova de vida ficará com o benefício suspenso até a regularização. Ao todo, a prefeitura da capital mineira conta com 20,2 mil aposentados e pensionistas. 


O processo estava suspenso desde março de 2020, devido à pandemia da COVID-19. A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado, ressalta que a realização do recadastramento é obrigatória. 


A PBH informa que o melhor prazo para ir ao banco é entre 11 e 25 de julho, datas com menor movimento. Para a prova de vida, o aposentado deve ir a uma agência do Banco Bradesco e se dirigir a um posto de autoatendimento e imprimir o comprovante garantindo que a prova de vida foi finalizada. 


Leia mais : BH: Prefeitura convoca beneficiários nascidos em junho para prova de vida


Em caso de dúvidas, é recomendado que o aposentado busque um funcionário credenciado do banco. Caso não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida pelo equipamento de autoatendimento por qualquer motivo, os convocados deverão apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco, nos dias e horários de funcionamento do banco. 


Como fazer 


Ao chegar na agência, siga o passo a passo: 


  • Após inserir o cartão Bradesco na leitora, aperte “Mais serviços”

  • Espere carregar, e pressione “Mais serviços” novamente

  • Aperte “Prova de Vida Empresas e Órgãos”

  • Em seguida, pressione “Efetuar prova de vida”

  • Faça a leitura da biometria e confira os dados

  • Pressione “Entra” sem tirar o dedo da leitora biométrica 

  • Após a mensagem “Operação Realizada”, imprima o comprovante. 




Como funciona a prova de vida 


A Prova de Vida é a comprovação de que ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e por isso deve ocorrer periodicamente. A ação é feita até o final do ano e cada grupo deve ir presencialmente ao banco até o último dia do mês de seu aniversário. 


A Prefeitura esclarece que não é necessário o comparecimento daqueles que fizeram aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril de 2022. Nesses casos, eles terão obrigatoriedade somente em 2023.


Os pagamentos que foram suspensos por qualquer motivo podem ser regularizados assim que o beneficiário regularizar sua situação na agência bancária. Após a regularização, o pagamento é normalizado no próximo mês. 


Quem não precisa fazer a prova de vida


De acordo com a PBH, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do Bradesco: 


  • Se for pensionista menor de 18 anos de idade;

  • Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

  •  Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo;

  • Quando a biometria não puder ser lida por qualquer motivo;

  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

  • Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.


*Estagiária sob supervisão 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade