(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Prova de vida de servidores inativos e pensionistas segue suspensa em MG

Situação de emergência em saúde pública motiva a interrupção da obrigatoriedade de realização da prova de vida no serviço público estadual


05/01/2022 14:33 - atualizado 05/01/2022 18:11

Prédios da cidade administrativa
Aposentados e pensionistas do estado têm que fazer a prova de vida para dar continuidade ao pagamento do benefício (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O governo de Minas voltou atrás e, nesta quarta-feira (5/1), informou que o recadastramento de servidores inativos e pensionistas especiais segue suspenso no estado. A situação de emergência na saúde pública motivou a interrupção da obrigatoriedade de realização da "prova de vida" no serviço público estadual.


Já os pensionistas especiais são aqueles que têm os pagamentos creditados pela Seplag. Os pensionistas do IPSEMG e do IPSM, a princípio, não se enquadram neste caso, e terão a definição quanto ao recadastramento obrigatório divulgada posteriormente.

Em 30 de dezembro, a Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) divulgou que o recadastramento anual obrigatório de inativos -  servidores aposentados e também servidores em afastamento preliminar à aposentadoria - e pensionistas especiais -  aqueles que têm os pagamentos creditados pela Seplag-  seria retomado em janeiro de 2022.

Os pensionistas do IPSEMG e do IPSM, a princípio, não se enquadram neste caso, e terão a definição quanto ao recadastramento obrigatório divulgada posteriormente.  

No entanto, em razão da situação de emergência em saúde pública, conforme Deliberação 197 do Comitê Extraordinário COVID-19, publicada no dia 31 de dezembro, a suspensão do recadastramento obrigatório foi mantida.

"Desta forma, o prazo para o recadastramento anual de servidores inativos, em afastamento preliminar à aposentadoria e pensionistas especiais, continua suspenso, em razão da pandemia de COVID-19, até que uma nova normatização seja publicada", informou o governo de Minas.

A interrupção da obrigatoriedade de recadastramento para beneficiário que fez aniversário a partir de março/2020 segue valendo e os pagamentos estão sendo realizados normalmente.

Enquanto a pandemia ainda oferecer riscos à saúde da população, não há previsão de retomada do atendimento presencial nas unidades que realizam esse serviço em Minas Gerais.

Os beneficiários/solicitantes que desejarem obter informações adicionais sobre o recadastramento, além do acesso ao site do Portal do Servidor, poderão abrir chamado no site do RH Responde, por este link.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)