(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FALTA DE MEDICAMENTOS

Hospital da Baleia em BH tem falta de insumos básicos

Fornecimento de soro fisiológico, contraste e sorbitol está restrito; 95% dos atendimentos do Hospital da Baleia são pelo SUS


22/06/2022 12:09 - atualizado 22/06/2022 12:56

Fachada Hospital da Baleia, bairro Saudade, Belo Horizonte
Hospital da Baleia enfrenta falta de medicamentos (foto: Hospital da Baleia/Reprodução )
O Hospital da Baleia, localizado no Bairro Saudade, Região Leste de Belo Horizonte, enfrenta a falta de insumos hospitalares básicos em seu estoque. Referência no atendimento médico-hospitalar em Minas Gerais, a instituição atende 88% dos municípios do Estado, sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A administração relata a escassez no fornecimento de soro fisiológico, contraste e sorbitol. Além da indisponibilidade em novas compras. Contudo, as equipes médicas estão fazendo o uso racional dos insumos. “O Baleia não paralisou qualquer atendimento e está fazendo uso racional de todos os insumos escassos”, declarou o hospital em nota. 

O sorbitol é essencial em cirurgias ginecológicas e urológicas para tratamento de câncer de útero e câncer de próstata. O contraste não iônico, que também está escasso, é utilizado para realizar exames de imagem para diagnósticos. Enquanto o soro fisiológico é necessário para todos os pacientes internados. 

"Esse cenário tem gerado grande impacto para os pacientes oncológicos, por exemplo, gerando atrasos em diagnósticos, no início de terapias e no adiamento de cirurgias”, declarou o hospital em nota. 

“No caso da oncologia, o diagnóstico precoce, a correta aplicação dos medicamentos e a cirurgia realizada no tempo adequado são imprescindíveis para o sucesso do tratamento’, enfatizou. 

De acordo com a administração, a dificuldade no fornecimento se justifica pela falta do princípio ativo dos insumos - a maioria importado ásia. Além da falta material de embalagem, como caixas de papelão, frascos, ampolas para envase dos medicamentos e escassez de polietileno para produção dos frascos de soros. 

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e aguarda retorno. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)