(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NA PRACINHA

Na Pracinha retoma encontros brincantes nesse sábado (21), em BH

Iniciativa, dedicada à encontros, lazer e cultura para crianças, fará a 10º Feira de Trocas de Brinquedos de Livros


20/05/2022 11:44 - atualizado 20/05/2022 12:19

Evento do Na Pracinha durante 2019
A ação abrirá a Semana Mundial do Brincar, comemorada entre os dias 21 e 29 de maio, além de celebrar os dez anos da inciativa (foto: Na Pracinha/Divulgação)
O projeto Na Pracinha retomará seus encontros brincantes em Belo Horizonte neste sábado (21), com a 10º Feira de Trocas de Brinquedos e Livros, que será realizada no Parque Estrelinha, Bairro Estrela Dalva, em BH. A ação abrirá a Semana Mundial do Brincar, comemorada entre os dias 21 e 29 de maio, além de celebrar os dez anos da inciativa. 
 
O projeto, feito com recursos da Lei Municipal do Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, já promoveu  dezenas de encontros, com praças e parques ocupados, que impactaram várias famílias. Durante a pandemia causada pela COVID-19, o Na Pracinha também fez algumas ações, como ciranda de reparos e tempo de brincar. 
 
Segundo Flávia Pellegrini, comunicadora, educadora e idealizadora da inciativa, a população está retomando a vida cotidiana em um cenário preocupante associado ao uso excessivo de telas e afastamento do convívio social, o que torna necessário repensar o consumo, sobretudo das crianças. 
 
“Além do excesso do uso de tecnologia, as crianças tiveram um fastamento da convivência social com outras crianças para além dos muros das escolas e dos núcleos familiares. Então, houve um distanciamento da natureza, o desconhecimento da cidade que vive e o excesso de publicidade direcionada a elas”, afirmou.
 
Flávia acredita que retornar as atividades do projeto, que há uma década torna a cidade um quintal, é um convite para refletir essas questões. “A feira de trocas é uma oportunidade para repensar excessos em relação ao consumo. Por isso, vai ao encontro da proposta Aliança pela Infância com  a Semana Mundial do Brincar 2022”, explicou.
 

Sobre o ‘Na Pracinha’

O Na pracinha é uma iniciativa multilinguagem de valorização das infâncias. Dedicada à produção de encontros, conteúdos e experiências de arte, cultura e lazer que abraçam as múltiplas infâncias e brincares, e ressignificam a relação entre as famílias, a cidade e a natureza.
 
Há 10 anos, o projeto promove encontros, brincadeiras e conteúdos que reconhecem a criança como sujeito social. Coordenado por Flávia Pellegrini e Tiago Silvério, pais de Cecília e Olívia, "o Na Pracinha existe no coletivo, como uma ciranda", comparam os organizadores.

Serviço

Feira de Trocas de Brinquedos e Livros, Na pracinha

Data: 21 de maio, sábado
Horário: 9h30 às 11h30
Local: Parque Estrelinha: Rua Manila, 600 - Bairro Estrela Dalva
Evento gratuito 
Em caso de chuvas, o evento será adiado
 
Programação
Contação de Histórias com a Casa de Lua, com intérprete de libras
Mediação de leitura
Troca-troca de brinquedos e livros
Brincaço - brincadeiras tradicionais + ciranda
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)