(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROUBOS E FURTOS

Roubo de bolsa dentro de igreja chama a atenção para aumento dos crimes

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Minas indicam aumento do número de roubos e furtos neste começo de ano, apesar do cumulativo positivo desde 2016


19/05/2022 16:59 - atualizado 19/05/2022 17:56

Foto do vídeo da câmera de segurança com o homem carregando a bolsa, roubada, dentro da igreja.
Em Manhuaçu, homem aproveitou que a idosa não estava por perto para furtar bolsa dentro da igreja. (foto: Reprodução/Aqui)
O aumento dos roubos e furtos em Minas Gerais não tem poupado vítimas. Na Zona da Mata, nessa terça-feira (17), uma senhora teve sua bolsa furtada dentro de uma igreja, enquanto fazia suas orações. Na noite do mesmo dia, o suspeito foi preso, mas o caso chama a atenção para os dados de criminalidade no estado, que são preocupantes.
 
 
Só em março deste ano foram 20.830 furtos registrados. Um aumento de 22% em relação ao mesmo mês do ano passado, e de 15,3% em relação a janeiro deste ano. Os dados são Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que ainda não fechou os números de abril.
 
Já os roubos, com ameaça ou violência, tiveram um aumento de 24%. Foram 1.189 crimes registrados, contra 959 em março de 2021 e 913 em janeiro de 2022.
 
“O furto é um crime de oportunidade, onde o infrator se aproveita da distração da vítima e de um ambiente propício para cometer o crime”, afirmou a major Layla Brunella, porta-voz da Polícia Militar.
 
O maior aumento em março deste ano foi o de roubos e furtos a carros. Foram 647 roubos, um aumento de 52% em relação a janeiro de 2022, quando ocorreram 426 crimes desse tipo. Os furtos chegaram a 2.166, 43,4% a mais que em março de 2021 (1.510 casos) e 37.2% do que em janeiro de 2022 (1.578 casos).
 
Outro dado preocupante é o aumento de furtos ao transporte coletivo – 306 ocorrências, 45,7% a mais do que no mesmo mês do ano anterior, que registrou 210 furtos.
 
Apesar desse aumento, a major afirma que o cumulativo dos dados de criminalidade indica uma redução constante dos crimes desde 2016 e que Minas Gerais é o estado mais seguro para se viver no Brasil.
 
“Quando eu falo de março deste ano em relação a março do ano passado, eu comparo um ano de pandemia, de restrição da circulação de pessoas e de onda roxa [da pandemia] com um mês onde essa liberdade retorna ao cidadão mineiro e há uma tendência para que o crime possa acontecer em um quantitativo maior”, ressaltou a porta-voz da PM.
 
Da mesma forma, Layla afirmou que a comparação com janeiro deve levar em conta que muitas pessoas estão fora de suas casas nesse mês, em período de férias, e há menor circulação no comércio.
 
 
Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e serão atualizados com as informações para abril nas próximas semanas.
 

Prevenção

Segundo a Major Layla Brunella, a participação do cidadão nas medidas de autoproteção é muito importante.
 
Entre as medidas de autoproteção, foram mencionados o cuidado ao circular em áreas comerciais e em locais com grande aglomeração de pessoas; a atenção ao entorno; evitar expor seus bens e valores na presença de outras pessoas; e o cuidado de não estar em locais ermos em horários a noite, onde não há um apoio de outras pessoas.
 
“Esse apoio e essa responsabilização de toda sociedade são fundamentais para que Minas continue sendo o estado mais seguro para se viver e para que esses dados que comemoramos desde 2016, com quedas progressivas, ano a ano, continuem sendo comemorados em 2022”, afirma a porta-voz.
 
Layla reforça que o trabalho preventivo e repressivo qualificado é ajustado dia-a-dia pelas forças de segurança para que as estratégias sejam adequadas e levem a uma redução dos dados de criminalidade.
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)