(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'LUA DE SANGUE'

Em BH, nuvens devem atrapalhar visualização do eclipse

Eclipse 'Lua de Sangue' está marcado para começar às 22h27 deste domingo (15) e terminar às 3h50 de segunda-feira (16). Chance de observar o evento é baixa


15/05/2022 20:17 - atualizado 16/05/2022 01:20

Eclipse entre nuvens
Em BH, noite será nublada e poderá atrapalhar visualização de eclipse (foto: Pixabay/Reprodução)

O eclipse lunar apeliadado de "Lua de Sangue" pode ter a visibilidade prejudicada em função da nebulosidade em parte do território do Brasil. O espetáculo ocorrerá das 22h27 deste domingo (15/5) às 3h50 de segunda-feira (16/5).

Em Belo Horizonte, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que toda a noite seja coberta por muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada. 
 
Ou seja, a chance de acompanhar o alinhamento entre o planeta Terra, a Lua e o Sol é muito baixa.

Será possível assistir ao fenômeno em localidades sem nuvens da América do Sul e da América Central, além de parte da América do Norte, da Europa e da África.


Lua de Sangue


O eclipse total lunar acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham perfeitamente. Com isso, a sombra do planeta, gerada pela luz da estrela, cobre 100% do disco lunar.

Já a cor avermelhada da Lua se dá pelo fato de a atmosfera terrestre desviar alguns raios solares em direção ao solo do satélite natural.

Segundo os astrônomos, essa é a única vez que o fenômeno ocorrerá nesses moldes em 2022. O próximo evento está programado para 1º de março de 2025.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)