(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Eclipse 'Lua de Sangue' será visto em BH entre domingo e segunda-feira

Moradores de Belo Horizonte poderão observar eclipse total lunar entre 22h32 de domingo e 3h50 de segunda-feira. Fenômeno ficará visível em todo o Brasil


14/05/2022 14:03 - atualizado 14/05/2022 19:12

Eclipse lunar
A cor avermelhada da 'Lua de Sangue' ocorre porque a atmosfera da Terra age com um filtro para a luz do Sol (foto: Pixabay/Reprodução)
O eclipse apelidado de "Lua de Sangue" será visto no Brasil entre a noite deste domingo (15/5) e a madrugada de segunda-feira (16/5).

Os moradores de Belo Horizonte poderão observar o fenômeno durante cinco horas - início às 22h32 de domingo, ponto máximo às 1h11 de segunda-feira e encerramento às 3h50 da manhã.


Lua de Sangue


O eclipse total lunar acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham perfeitamente. Com isso, a sombra do planeta, gerada pela luz da estrela, cobre completamente o disco lunar.

Já a cor avermelhada da Lua se dá pelo fato de a atmosfera terrestre desviar alguns raios solares em direção ao solo do satélite natural.

De acordo com os astrônomos, essa é a única vez que o fenômeno ocorrerá nesses moldes em 2022. O próximo evento está programado para 1º de março de 2025.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)