(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMPIMENTO

Barragem de Fundão: acordo de Mariana deve sair em junho, espera Zema

Nova rodada de negociações aconteceu neste terça-feira, em Brasília


03/05/2022 19:04 - atualizado 03/05/2022 19:49

Foto mostra casas sob a lama
Rompimento da barragem completará sete anos em novembro (foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil )
Deve ser definido em junho o novo acordo de Mariana, que trata da repactuação do Rio Doce e das ações de reparação e recuperação das áreas destruídas em função do rompimento da barragem de Fundão, da empresa Samarco, no município, em 2015.

 

O governador Romeu Zema esteve em Brasília nesta terça-feira (3/5) para mais uma rodada de reuniões com as Defensorias Públicas de Minas Gerais, Espírito Santo e da União, além de Ministérios Públicos dos dois estados e do governo federal.

 

"O acordo de Brumadinho é uma inspiração, um modelo para a renegociação de Mariana, que é mais complexa, envolve número maior de municípios atingidos, dois estados e a União. Demos mais alguns passos. Tudo indica que no mês que vem deveremos ter algum desfecho. Esta é a expectativa", disse Zema.

 

As partes envolvidas querem acelerar e dar efetividade ao processo de reparação e recuperação da área atingida. Ao todo, 19 pessoas morreram na tragédia em Mariana e milhares de quilômetros foram devastados entre Minas Gerais e o Espírito Santo acarretando sérios danos ambientais e socioeconômicos.

 

De lá pra cá, moradores e municípios atingidos pelo rompimento da barragem cobram na justiça seus direitos e ainda enfrentam consequências. O processo pouco avançou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)