(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA SECO

Março de 2022 foi o segundo mais seco da história de BH

Segundo o GeoClima, o mês de março foi completamente diferente dos outros meses do período chuvoso: as chuvas ficaram abaixo do esperado


01/04/2022 10:47 - atualizado 01/04/2022 11:46

Clima com ceu parcialmente nublado na capital mineira
O mês de março foi marcado por baixos registros de chuva (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Com chuvas abaixo da média, recordes de temperaturas máximas e mínimas em 2022, o mês de março foi o segundo mais seco da história da capital mineira. De acordo com o GeoClima, março deste ano só não foi tão seco quanto o de 1963.

Tradicionalmente, março marca o fim do período chuvoso, mas ainda assim é esperado um grande volume de chuva. Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, a expectativa para o mês de março na capital mineira é de 198mm, de acordo com a média climatológica do município. Porém, BH apresentou um baixo registro de chuvas em relação à média nesse último mês.

De acordo com o meteorologista do GeoClima Heriberto dos Anjos, foram registrados apenas 9,4mm de acúmulo de chuva. O mês mais seco do mês de março foi em 1963, com 7,0mm. 

O especialista explica que foi um mês atípico em comparação aos outros. "Tivemos um mês com massas de ar seco e quente predominando sobre boa parte do estado de Minas Gerais. Essas massas de ar que bloqueavam as chegadas de frentes frias estavam associadas ao sistema de Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e a circulação de outro sistema que chamamos de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN)", explica Heriberto. "Esses dois sistemas bloquearam as frentes frias em boa parte de Minas", complementa.

Altas temperaturas

 
Tabela com os meses mais secos de belo horizonte
O mês de março de 2022 foi o segundo mais seco da história de BH (foto: Reprodução/GeoClima)
 


Além disso, o mês de março foi marcado pela menor e também pela maior temperatura, até o momento, neste ano. No dia 22, a mínima foi de 13,3ºC, marcando a menor temperatura registrada até hoje na capital. A sensação térmica na Região Oeste de BH, na Estação de Cercadinho, chegou a 1ºC.

Para fechar o mês, ontem (31/3), os termômetros marcaram máxima de 33ºC, batendo recorde de temperatura máxima.

Acúmulo de chuvas 

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a região com maior registro de acúmulo de chuvas em março foi a regional do Barreiro com 38,3 mm, equivalente a 19% do esperado para o mês. As outras regiões não tiveram registros tão significativos.

Barreiro: 38,3 (19%) 
Centro Sul: 5,7 (3%) 
Leste: 5 (3%) 
Nordeste: 9,8 (5%) 
Noroeste: 4,8 (2%) 
Norte: 4 (2%) 
Oeste: 6 (3%) 
Pampulha: 9 (5%) 
Venda Nova: 7,8 (4%) 
Média Climatológica de fevereiro: 198mm 
 
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
 
Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)