(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PAMPULHA

Prefeitura tenta conter chegada de piche asfáltico à Lagoa da Pampulha

Executivos de BH e Contagem definem hoje ações para apuração de riscos gerados pelo derramamento de material tóxico


21/03/2022 04:00 - atualizado 21/03/2022 06:27

frango-d'água coberto de piche
Um frango-d'água coberto de piche foi resgatado e levado para centro de triagem de animais silvestres (foto: FOTOS: TULIO SANTOS/EM/D.A.PRESS)

Representantes das prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem reúnem-se hoje para avaliar danos causados pelo derramamento de piche que ameaça a lagoa da Pampulha. Serão levantadas informações para instaurar processo de investigação e aplicar as medidas legais cabíveis. Até ontem à tarde, as 29,9 toneladas de piche asfáltico que vazaram no Córrego Sarandi após acidente com um caminhão na Via Expressa não tinham atingido as águas de um dos principais cartões-postais de BH.Em uma ação emergencial conjunta entre os dois municípios, foram instaladas no sábado barreiras de contenção para evitar que o material tóxico contamine a lagoa. Por meio de nota, a PBH informou que animais foram atingidos, mas não houve registro de mortes. “Alguns animais ficaram presos no material asfáltico e foram resgatados, limpos e soltos no Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo”, relatou a prefeitura da capital. Ainda segundo o comunicado, clínicas veterinárias parceiras estão mobilizadas para acolhimento de animais, em caso de necessidade.

De acordo com o coordenador do Grupo de Resgate Animal do Uni-BH,  Aldair Junio Woyames Pinto, foi possível o resgate de um frango-d'água ontem. O animal foi encaminhado para o hospital da universidade e depois deve seguir ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Belo Horizonte. “Apesar de existirem várias empresas no local trabalhando para conter a situação, existe, sim, a possibilidade de morte de animais”, disse ele ao Estado de Minas. Quem quiser ajudar o grupo de resgate pode fazer um Pix para o auxílio na compra de instrumentos, transporte e remédios. O número é 16.665.283/001-20.

Enquanto isso, os trabalhos continuam para retirada e contenção do piche. A empresa responsável pelo desastre, a Indústria Nacional de Asfaltos S/A, contratou a Ambipar para conduzir os serviços de limpeza para redução dos riscos e recolhimento do material. Os órgãos públicos destacam que é grande o aparato para minimizar riscos. Equipes da Defesa Civil, Sudecap, Meio Ambiente e Fundação de Parques da Prefeitura de Belo Horizonte, Copasa, Fundação Estadual do Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Contagem participam dos trabalhos.

Trabalho de contenção das quase 30 toneladas de piche asfáltico
Trabalho de contenção das quase 30 toneladas de piche asfáltico continua para evitar contaminação da lagoa

Barreiras em pontos estratégicos

O plano de emergência para deter o avanço do piche pelo leito do Córrego Sarandi conta com a instalação de três barreiras de contenção. As estruturas foram montadas em locais estratégicos. A primeira está no “Ponto Zero”, onde ocorreu o acidente na Via Expressa, em Contagem. A segunda, no “Ponto Um”, que fica debaixo do entroncamento das avenidas Otacílio Negrão de Lima e Atlântida, em Belo Horizonte. E a última, a “Ponto Dois”, a cerca de 150 metros à frente do “Ponto Um”, próximo ao Parque Ecológico, na Pampulha.

Também em nota, a Prefeitura de Contagem informou que, na manhã de ontem, as barreiras estavam cumprindo bem a função de bloqueio. E embora nenhum material tenha passado para a lagoa da Pampulha, a Ambipar iria instalar mais “uma ou duas barreiras de prevenção, devido ao cenário de possíveis chuvas”.

Na tarde de quarta-feira, uma batida entre uma carreta e um caminhão mobilizou o Corpo de Bombeiros e fechou o trânsito, após grande vazamento de piche. O motorista do caminhão  ficou preso às ferragens. Mesmo após 16 horas do desastre, o material que se espalhou na pista da Via Expressa ainda não havia sido totalmente retirado e parte da pista foi interditada devido ao piche pegajoso. Foi necessário utilizar um maquinário para retirá-lo do local.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)