Jornal Estado de Minas

PANDEMIA NA CAPITAL

Estudo mostra que risco de morte por COVID em BH é inferior à média do país

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou um levantamento, nesta quinta-feira (10/3), que demonstra que o risco de morte em decorrência do coronavírus na capital são inferiores às médias estadual e nacional, além de ser a menor taxa dentre as capitais com mais de 1 milhão de habitantes.





 

Ainda conforme o estudo, se as capitais tivessem as mesmas taxas de mortalidade por idade que Belo Horizonte, 70.330 óbitos não teriam ocorrido, ou seja, haveria uma redução de 36,18%, segundo dados de 9 de março.

 

Quando comparadas somente as capitais com mais de 1 milhão de habitantes, o número de óbitos que teriam sido reduzidos seria de 56.334, ou seja, 34,22% menos que o observado. O levantamento demonstra que BH é a capital com mais de 1 milhão de habitantes com menor risco de mortes por COVID-19 conforme taxas por faixa etária.

 

"As restrições sanitárias adotadas em Belo Horizonte desde o início da pandemia apresentaram resultados positivos. A vida sempre foi nossa prioridade e o estudo reforça que optamos pelo caminho certo. O comprometimento de grande parte da população foi essencial e precisamos que todos continuem mantendo as medidas de prevenção", disse o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.





 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19