(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REPOSIÇÃO SALARIAL

Zema sobre bombas em ato das polícias: 'Desordem não será aceita'

Pressionado por tropas a conceder aumento nos termos de acordo feito em 2019, governador repudiou artefatos que causaram trauma auditivo em repórter da Band


09/03/2022 18:10 - atualizado 09/03/2022 19:44

Imagem de protesto das polícias na Praça da Liberdade, em BH
Manifestantes tomaram a Praça da Liberdade nesta quarta (9) (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), criticou o uso de explosivos por parte de representantes das forças de segurança que protestaram em Belo Horizonte nesta quarta-feira (9/3). Bombas arremessadas por manifestantes geraram trauma auditivo em uma jornalista; outro profissional, por sua vez, viu um artefato passar de raspão por suas costas. Ontem, a Justiça expediu decisão proibindo o uso, por parte das tropas, de explosivos durante a passeata.

"Manifestar sem infringir a lei é legítimo e democrático. Mas atos de desordem e que coloquem em risco outras pessoas, não serão aceitos. A liberdade caminha junto com a responsabilidade", escreveu Zema, no Twitter.



Os policiais foram às ruas pela terceira vez em menos de um mês para cobrar a recomposição das perdas inflacionárias que corroeram os salários. Embora o Palácio Tiradentes tenha oferecido aumento de 10,06% a todos os servidores públicos, os representantes da segurança cobram o cumprimento do acordo firmado em 2019, com a reposição feita em três parcelas, totalizando quase 40%.

"Minha solidariedade aos jornalistas atingidos por bombas durante as manifestações hoje em Belo Horizonte. A liberdade de imprensa será sempre defendida, assim como o direito de manifestar, desde que pacificamente", completou o governador. Laura França, da TV Band Minas, precisou ser encaminhada a um hospital quando uma bomba estourou perto de onde ela estava, na Praça da Estação.



Depois, enquanto os manifestantes seguiam pelas ruas do Centro rumo à Praça da Liberdade, na Savassi, outros explosivos foram utilizados. Depois, já nas proximidades do Palácio da Liberdade, durante a segunda parte do ato, foi que um segundo profissional viu o artefato passar rente às suas costas.

Polícias instauram BO para apurar arremessos de bombas


Procurada pelo Estado de Minas, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) afirmou que fez boletim de ocorrência para deixar a Polícia Civil formalmente ciente do caso.

"As corregedorias das instituições também atuam para a identificação das autorias", garantiu a corporação militar.

Joaquim Francisco Neto e Silva, chefe dos policiais civis, por sua vez, afirmou que a entidade adotou medidas para apurar "autoria, materialidade e circunstâncias" do arremesso do explosivo que atingiu a repórter da Bandeirantes.

Vídeo aponta tática para explosões


Imagens da TV Alterosa mostram como agentes soltaram explosivos na Avenida dos Andradas, que dá acesso à Praça da Estação. Alguns deles vão até um bueiro e se aproveitam dos vãos da estrutura para depositar um petardo que, poucos segundos depois, explode.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)