(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMPOSTO

Araxá promete desconto de 15% para pagamento à vista do IPTU

Contribuinte ainda poderá parcelar o imposto em até 10 vezes. Município estima arrecadar cerca de 28 milhões com tributo em 2022


03/03/2022 19:47 - atualizado 03/03/2022 19:47

Vista da cidade de Araxá
Carnês já começaram a ser enviados para a casa dos moradores, mas também poderão ser retirados no site da prefeitura (foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)
A prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, anunciou nesta quinta-feira (3/3) que vai conceder desconto de 15% no pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Para garantir o benefício, o contribuinte deve pagar a parcela única até o dia 30 de junho. De acordo com a secretaria de Fazenda, Planejamento e Gestão da cidade, neste ano, a previsão de arrecadação com o tributo é de 28 milhões.
 
Além do pagamento à vista, há ainda a possibilidade de parcelamento do imposto em até 10 vezes, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a 1 Unidade Fiscal da Prefeitura de Araxá (UFPA), atualmente em R$ 62. O vencimento da primeira prestação é no dia 31 de março.

Os 58.803 carnês dos imóveis do município começaram a ser enviados pelos Correios nesta semana e também podem ser baixados no site da prefeitura.
 
Na plataforma, o morador deverá acessar o link no campo "O que você precisa?". Para retirar a guia, o contribuinte deve preencher o número da inscrição, logradouro ou o CNPJ/CPF.

Isenção

Para solicitar a isenção do IPTU em Araxá, é necessário que a área construída seja inferior a 200 m² , que o proprietário seja aposentado e que a renda familiar seja igual ou inferior a dois salários mínimos. Todos os membros declarados no pedido devem residir no mesmo endereço. Outro requisito é que este seja o único imóvel no nome do morador.

O contribuinte inadimplente fica impossibilitado de emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND) e o alvará de funcionamento, realizar transação de imóvel (como venda ou posse de herança), entre outros.

Informações poderão ser esclarecidas em contato com o Setor de Tributos pelos telefones (34) 3691-7032 e 3691-7033.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)