(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NO PAULO VI

Movimento Gentileza: Kalil e primeira-dama entregam 5ª horta comunitária

O prefeito esteve na manhã desta terça-feira (1°) na Horta Coqueiro Verde, no Bairro Conjunto Paulo VI, Região Nordeste de Belo Horizonte


01/03/2022 13:40 - atualizado 01/03/2022 14:57

Visita do prefeito Alexandre Kalil (PSD) na Horta Coqueiro Verde, no bairro Conjunto Paulo VI, Região Nordeste de Belo Horizonte
Kalil na Horta Coqueiro Verde, no bairro Conjunto Paulo VI, Região Nordeste de Belo Horizonte, nesta terça-feira (1°) (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
prefeito Alexandre Kalil (PSD) esteve na manhã desta terça-feira (1°) de carnaval no Bairro Conjunto Paulo VI, Região Nordeste de Belo Horizonte, para entregar a na Horta Coqueiro Verde, do projeto “Movimento Gentileza”. A área, que anteriormente era ocupada por um aterro sanitário, agora está cercada de árvores frutíferas, hortaliças e flores para a comunidade desfrutar do espaço. 

Esta foi a última de cinco entregas previstas pelo projeto Agroflorestas e Hortas Urbanas, e também foram entregues melhorias de infraestrutura e novos equipamentos de proteção e manejo para potencializar o trabalho das agricultoras e agricultores urbanos. 

De acordo com o prefeito, este projeto é “uma lição de modernidade”. “Junto da comunidade, a ação social, o Movimento Gentileza faz esse elo. O povo existe, esse  povo faz parte da nossa comunidade, isso aqui é gente que precisa de ajuda que precisa de apoio. Governo de empresários, governo de milionários, isso aí não vai resolver. O que precisamos é de ajudar quem precisa, isso aqui é mais um pequeno ato em uma área muito sensível, de gente boa de gente que trabalha. Vamos continuar governando para pessoas”, ressalta Kalil.

A primeira-dama, Ana Laender, diretora e idealizadora do projeto, comemora a entrega de mais uma horta para a comunidade. “Eu fico mais feliz que eles porque é uma transformação muito grande quando a gente vê o antes e o resultado do trabalho. Não é fácil, a gente lida com várias pessoas e várias famílias. Então entrar em um acordo em uma comunidade é uma coisa complicada. É um trabalho que a gente faz com muito carinho”, destaca.

Ela explica: “A gente começou idealizando uma melhoria de espaço de trabalho deles, receberam esse contêiner, essa horta e mais três, em contrapartida ambiental, através da Secretaria de Meio Ambiente e não tinha nenhuma estrutura no entorno. Essa cobertura, a telha ecológica, o eucalipto tratado, o espaço de convivência para almoçar, cozinhar. Antes eles faziam fogareiros improvisados e desenvolvemos um projeto todo direcionado para a melhora do espaço de trabalho. Então a gente veio com essa proposta de um fogão, de uma pia, de uma área para manuseio dos produtos, das hortaliças, para venda e para alimentação.”

De acordo com a primeira-dama, o trabalho foi desenvolvido durante quatro meses. “Fomos agregando quiosques individuais, todos eles receberam com a telha ecológica, como o material adequado. E os kits de trabalho, chapéu adequado para proteção do sol, uma cesta para transporte dessas hortaliças, um avental para proteção, luva e galocha.  O kit foi o final, foi a cereja do bolo de um trabalho que a gente desenvolveu ao longo de quatro meses aqui dentro da horta”, conta.

Todo  o financiamento deste projeto vem de um patrocinador privado, que preferiu não ser identificado. Ela destaca que qualquer pessoa que tenha interesse em ajudar tanto financeiramente como trabalho voluntário pode procurar o Movimento Gentileza nas redes sociais. 

Por fim, ela frisou: “Assim como o prefeito comentou, as pessoas têm necessidade, gostam e  precisam ser ouvidas. Então não é só o material, elas querem ser ouvidas até para receber um "não". Então é muito importante a presença, o aconchego e o amparo das pessoas. Todo mundo gosta de ser ouvido e faz muita falta.”
 
Visita do prefeito Alexandre Kalil (PSD) e primeira-dama na Horta Coqueiro Verde, no bairro Conjunto Paulo VI, Região Nordeste de Belo Horizonte
Kalil e Ana Laender, primeira-dama, na Horta Coqueiro Verde, no bairro Conjunto Paulo VI, Região Nordeste de Belo Horizonte, nesta terça-feira (1°) (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

O projeto

As ações começaram em janeiro de 2021, quando a prefeitura de BH recebeu quatro contêiners, disponibilizados para o município como forma de compensação ambiental, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para serem utilizados como pontos de apoio aos trabalhadores de unidades produtivas coletivas-comunitárias.

As estruturas, que possuem espaço para almoxarifado e banheiro, ganharam, por meio do Movimento Gentileza, uma varanda coberta construída com pilares de eucalipto e telhas ecológicas, equipada com pia e bancada para manejo, fogão à lenha, mesas e bancos que irão contribuir para uma melhor estrutura de apoio e descanso, e também para a produção e distribuição de alimentos saudáveis.

BH tem hoje 43 unidades produtivas de agricultura urbana, entre Agroflorestas e Hortas, voltadas para a produção de alimentos saudáveis, geração de renda e o desenvolvimento local sustentável. Ao todo, são mais de 91 mil m² de área cultivada e mais de 300 agricultores cadastrados para a atividade. 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)