(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MAGNITUDE DE 2,7

Tremor de terra atinge Poços e assusta moradores: 'Deus nos proteja'

Observatório Sismológico da Universidade de Brasília informa que o primeiro abalo ocorreu às 20h48 e duraram três horas


25/02/2022 14:40 - atualizado 25/02/2022 14:59

Vista de Poços de Caldas com cristo redentor em primeiro plano
Apesar do susto em alguns moradores, tremor de origem natural não oferece perigo, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
"Senti tremor na janela em Poços, Deus nos proteja”. A autora da frase publicada em rede social é uma das moradoras de Poços de Caldas, no Sul de Minas, que se assustaram com um tremor de terra sentido na cidade e em outras localidades do interior de São Paulo, na noite dessa quinta-feira (24/2).
 
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas, várias ligações foram registradas por volta das 21h com relatos de tremores vindos da zona oeste da cidade – especificamente no Bairro Country Club.
 
Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), que detectou o tremor em setes localidades do país, a magnitude sentida no Sul mineiro - de 2,7 - é baixa.
 
De acordo com a instituição, o primeiro abalo foi às 20h48 e os tremores duraram até às 23h48 da mesma noite. Os bombeiros não realizaram ações de intervenção, pois nenhum dano estrutural foi relatado pelos moradores – e, também, não houve feridos.
 
Mapa com as cidades afetadas por tremo de terra
Relatório da Universidade de Brasília (UnB), mostra as regiões que foram afetadas (foto: UnB/Divulgação)
 
 

Tremores recentes

 
Um dos últimos abalos registrados em Minas foi em Divinópolis (magnitude de 3,0), no dia 19 de janeiro deste ano.
 
Pelas redes sociais, a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) explicou à época que não há razão para acreditar que esses tremores recentes não sejam de atividade sísmica natural.
 
“Sismos de magnitude 3,0 são bastante comuns no Brasil e em Minas Gerais. O estado já presenciou sismos de magnitudes bem maiores”, explica.
 
A reportagem entrou em contato com a RSBR para entender este novo abalo que atingiu a região mineira e parte do estado de São Paulo, mas a instituição não retornou a demanda. Tão logo se manifeste, este texto será atualizado.
 

Interior de SP

 
Espírito Santo do Pinhal (SP) e Sebastião da Grama (SP), ambas no interior do estado de São Paulo, também registraram relatos semelhantes.
 
“Aqui no Bairro Santa Luzia ouvimos um barulho muito estranho e sentimos a janela balançar”, disse uma moradora de Espírito Santo do Pinhal, pelas redes sociais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)