(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MUDANÇA DE ROTA

Zema cancela viagem ao interior para tentar resolver impasse com policiais

Governador se reuniu com secretários de Estado nesta terça-feira; secretário gravou vídeo para refrescar ânimos das forças de segurança


22/02/2022 17:53 - atualizado 22/02/2022 19:24

Romeu Zema concede entrevista por vídeo ao Estado de Minas
Governador mineiro terá agendas para tratar de protestos da segurança pública (foto: Denys Lacerda/EM/D.A Press - 20/12/2021)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), cancelou viagens previstas para esta terça-feira (22/2). Segundo o Palácio Tiradentes, ele prioriza resolver o impasse junto às forças de segurança pública, em greve por causa do descumprimento do acordo sobre a reposição salarial das perdas causadas pela inflação. Nesta terça, Zema se reuniu com integrantes do secretariado estadual a fim de encontrar saídas.

A agenda do chefe do poder Executivo mineiro previa agendas em Cataguases e Leopoldina, na Zona da Mata. "Neste momento, o governador estará empenhado na solução das demandas relacionadas à segurança pública", informou a equipe do político do Novo.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participou da reunião do governo sobre o movimento deflagrado pelos trabalhadores da segurança. Após a conferência, ele gravou vídeo prometendo "agendas prioritárias" para viabilizar o reajuste.

Ao Estado de Minas, Greco não quis adiantar as diretrizes que vão basear a negociação. "O intuito do vídeo é acalmar a categoria dizendo que a gente, se Deus quiser, vai resolver esse problema no mais breve espaço de tempo possível".

Líderes de policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes do setor penal e trabalhadores do setor socioeducativo têm afirmado que as categorias só voltarão ao ritmo normal de trabalho quando o governo enviar, aos deputados estaduais, projeto para viabilizar a recomposição salarial.

Por que a greve?


Os agentes cobram a efetivação de acordo de reajuste em três parcelas. O pacto, assinado em novembro de 2019, previa a reposição das perdas inflacionárias em três parcelas: 13% foram repostos em julho de 2020; em setembro de 2021, seriam acrescidos mais 12%; a última parcela, também de 12%, estava prevista para setembro deste ano. Apesar disso, alegando inconstitucionalidade, Zema vetou o segundo e o terceiro reajustes. Apenas a primeira fatia, de 13%, entrou na conta dos agentes.

O projeto que tratava do tema foi o mesmo a receber emenda estendendo a reposição salarial a todos os servidores. Quando barrou o aumento geral, o governador também retirou do texto as parcelas prometidas às polícias para 2021 e 2022.

Protestos, também, contra a tentativa do governo de emplacar Minas Gerais no rol de estados participantes do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O Palácio Tiradentes se ampara no plano para renegociar dívida de R$ 140 bilhões com a União e, também, para conceder o reajuste aos policiais.

Para aderir ao ajuste fiscal, é preciso obter aval da Assembleia Legislativa, mas contrapartidas que receiam servidores também causam temores em deputados estaduais, que se preocupam com a possibilidade de redução de investimentos em políticas públicas e com o congelamento de salários.

Diante da resistência encontrada em parte dos parlamentares, a base aliada a Zema ainda não conseguiu colocar a proposta em votação.

Governo se posiciona 

O Governo de Minas realizou, nesta terça-feira (22/2), reunião para avançar na busca de soluções das demandas relacionadas à segurança pública. O Governo entende que o assunto é prioridade e reforça que se mantém aberto ao diálogo por reconhecer a necessidade da recomposição salarial das forças de segurança e de todas as categorias do funcionalismo estadual, pautado por critérios de responsabilidade e previsibilidade fiscal.

 

Novos encontros internos estão previstos ao longo da semana, na agenda do governador e dos secretários, para tratar do tema tão importante para os mineiros.

 

Conduzida pelo governador Romeu Zema, a reunião teve a participação dos secretários de Governo, Igor Eto, de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e  de Justiça e Segurança, Rogério Greco. Também acompanharam o comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Edgard Estevo, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)