(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMPACTO NEGATIVO

Lavras adia retorno das aulas para todas as faixas etárias

Aulas da rede municipal e particular estão adiadas para 7 de fevereiro; dois prontos-socorros pediátricos suspendem atendimento por falta de profissionais


28/01/2022 12:44 - atualizado 28/01/2022 12:57

Coronavírus
Alta no número de casos em Lavras leva a prefeitura a adiar início das aulas e afeta atendimento nos hospitais (foto: Ascom )
A Prefeitura Municipal de Lavras, no Sul de Minas, está preocupada com o avanço da COVID-19 na cidade e resolveu adiar o retorno das aulas da rede municipal e particular. A alta de casos também impactou o atendimento nos prontos-socorros pediátricos de dois hospitais, que estão com profissionais infectados.
 
De acordo com a prefeitura, o retorno das aulas presenciais em Lavras foi adiado para o dia 7 de fevereiro. A medida vale para educação infantil, ensinos fundamental, médio e superior, da rede pública municipal de ensino e de instituições particulares.
 
A prefeitura informou que a decisão é uma forma de prevenção e a expectativa é que, no retorno, a maior parte das crianças já tenha recebido a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.
 
Segundo o boletim epidemiológico, cerca de duas mil doses pediátricas já foram aplicadas na cidade. As crianças de 5 a 11 anos com comorbidade e deficiência permanente já foram imunizadas, e agora a campanha segue com o público infantil de 8 a 11 anos.
 

Impacto negativo no atendimento

Lavras tem mais de 17 mil pessoas infectadas pela COVID-19. A cidade é umas das que mais somou casos nas últimas semanas na região. Só neste mês de janeiro, segundo a prefeitura, foram cerca de 7 mil novos registros. O município começou o ano com 9.876 moradores infectados.
 
A alta de casos tem impactado no atendimento a população. Os prontos-socorros da Santa Casa e do Hospital Vaz Monteiro estão temporariamente suspensos por falta de profissionais, que estão infectados pela doença.

De acordo com a prefeitura, enquanto isso, as crianças que precisarem de atendimento de urgência devem procurar a UPA da cidade.
 
A Santa Casa fez anunciou pelas redes sociais que 30 funcionários testaram positivo para a COVID-19. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a unidade tem 440 funcionários e dentre os infectados, estão médicos, enfermeiros e técnicos.
 
“Desde o início da pandemia da COVID-19, a Santa Casa vem atuando, sem interrupção, no atendimento da população de Lavras e região. Entretanto, estamos enfrentando um grave problema com o afastamento de nossos profissionais, ocasionado pela infecção da nova variante do coronavírus. Diante deste cenário, comunicamos o fechamento temporário do Pronto Socorro Pediátrico. Tão logo a situação se normalize, retornaremos com nossas atividades. Contamos com a compreensão e o apoio de todos”, diz a nota.
 
Na manhã desta sexta-feira (28/01), o Hospital Vaz Monteiro também anunciou que não haverá atendimento no pronto-socorro pediátrico. A direção explicou que muitos profissionais fazem plantões nas duas instituições


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)