(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APREENSÃO

PRF apreende carga de inseticida altamente tóxico avaliada em R$ 500 mil

Apenas uma empresa detém registro para vender o produto no Brasil; agrotóxico contrabandeado era levado por um homem, que acabou preso


20/01/2022 20:47 - atualizado 20/01/2022 20:56

Policial próximo a sacos com inseticida
Os sacos com o inseticida estavam em uma picape e foram apreendidos em Uberlândia (foto: Divulgação/PRF)
Um homem foi preso transportando carga de agrotóxico contrabandeada que vale cerca de R$ 500 mil, nesta quinta-feira (20/1). O suspeito e o produto foram encontrados em abordagem feita na BR-365, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

De acordo com o Grupo de Patrulhamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga era de aproximadamente 250kg de benzoato de emamectina. O produto é um inseticida que atua no controle de larvas de lagartas.

Contudo, a substância é altamente tóxica e regulada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Devido à toxicidade, só teve autorizado seu uso em pequenas concentrações, há menos de 5 anos, sendo que apenas uma empresa detém registro para vender o produto no Brasil.

A carga é suficiente para pulverizar cerca de 5 mil hectares. Se usada de forma irregular, pode provocar sérios danos à saúde e ao meio ambiente.

O produto apreendido e a pessoa detida foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Uberlândia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)