(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IRREGULARIDADE

Ônibus que tombou na Vilarinho estava com mais passageiros que o permitido

Placas instaladas dentro do veículo mostram que ele poderia levar, no máximo, 79 pessoas. Segundo os bombeiros, havia mais de 90 no veículo


20/01/2022 12:34 - atualizado 20/01/2022 17:08

Placa instalada dentro do onibus mostra capacidade de 77 passageiros
Placa com informações sobre o ônibus, possivelmente instalada pela empresa ou DEER, diz que veículo pode transportar 77 passageiros: havia mais de 90 (foto: Reprodução)
O ônibus da linha 524 (Terminal Justinópolis/Belo Horizonte) que tombou após perder o eixo na Avenida Vilarinho, em Venda Nova, no início da manhã desta quinta-feira (20/1), circulava com excesso de passageiros, ao que indicam as placas sobre essa questão no próprio veículo. 



Segundo o Corpo de Bombeiros, 93 pessoas estavam no veículo no momento do acidente, contando com o motorista. Uma das placas internas do veículo, que mostra o número dele, informa que a capacidade de passageiros é para 26 pessoas sentadas e 51 em pé, totalizando 77 passageiros. 

Placa de fabricação do ônibus mostra capacidade máxima de 79 passageiros
Placa da fabricação do veículo fala em 79 passageiros (foto: Edésio Ferreira/Cristiane Silva/EM/DA Press)


Em outra, com informações de fábrica, como a data da fabricação e modelo, consta que o veículo pode transportar 79 pessoas. 

Em Belo Horizonte, desde 2020, a regra é que, em função da pandemia da COVID-19, os veículos do transporte coletivo podem circular com apenas 10 passageiros de pé. Conforme o Decreto Nº 17.362, de 22 de maio de 2020, da Prefeitura de Belo Horizonte, esse número só pode dobrar em caso de ônibus do Move articulados. 

Uma fonte do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG) ouvida pelo Estado de Minas, que prefere mantar o anonimato, lembrou que também há um limite de passageiros para os veículos do transporte metropolitano, nesse sentido, e que existe a possibilidade de que a empresa responsável pelo ônibus seja autuada por descumprimento. 

Técnicos do departamento vistoriaram o ônibus nesta manhã. A reportagem entrou em contato com o DEER-MG e aguarda resposta. 

O acidente ocorreu por volta das 7h30 em frente a Estação de Transferência do Move Candelária. Passageiros relatam que, no trajeto de Ribeirão das Neves para a capital mineira, o motorista chegou a parar para verificar algum problema no veículo, mas seguiu viagem.
 
Não há vítimas graves e alguns passageiros foram levados para hospitais da região. Nem o motorista, nem representantes da empresa responsável pelo ônibus quiseram gravar entrevista. 


Confira a nota da Polícia Civil na íntegra:

"Sobre o acidente envolvendo um ônibus  Move Metropolitano, ocorrido na Avenida Vilarinho, na manhã desta quinta-feira (20/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que o condutor do veículo, envolvido no fato, foi conduzido pela Polícia Militar e será ouvido na Central Estadual de Plantão Digital.

As investigações para determinar as circunstâncias e causas do fato serão de responsabilidade da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (DEPICT). Uma equipe de investigadores compareceu ao local e já iniciaram os trabalhos para levantamento de possíveis imagens do acidente, assim como, coletar nomes das testemunhas que possam auxiliar na elucidação dos fatos.

A perícia compareceu ao local para os trabalhos iniciais, e um laudo será produzido e anexado ao inquérito.

A ocorrência do fato ainda não foi finalizada pela Polícia Militar."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)