(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHUVAS

Parque do Ibitipoca proíbe visita a cavernas após tragédia em Capitólio

Medida foi tomada em razão das chuvas, para evitar acidentes com quedas de rochas


12/01/2022 14:26 - atualizado 12/01/2022 16:25

Paredões e cavernas do parque do Ibitipoca
Parque Estadual da Ibitipoca é conhecido por visitações a cavernas, cachoeiras, grutas e mirantes (foto: Leonardo Costa/Divulgação)
O Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte, na Zona da Mata, suspendeu as visitas em cavernas do ponto turístico. A coordenação explicou que há o risco de queda de rochas em razão das fortes chuvas em Minas Gerais e, por isso, esses passeios devem ser evitados.

A gestão conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e espeleólogos da Unidade de Conservação. "O motivo da suspensão das visitadas nas caverna é a saturação do solo causada pelas chuvas de longo período, que podem aumentar o risco de queda e desplacamento de blocos rochosos", detalha a Secretaria de Meio Ambiente. (Leia a nota completa no fim da matéria)

 

A decisão veio após a tragédia em Capitólio, no Sudoeste de Minas, no último sábado (8/1), quando uma rocha atingiu uma lancha no Lago de Furnas, deixando 10 mortos.


Além disso, em nota no site oficial do parque, a população foi instruída a não se aproximar dos paredões rochosos.   

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, ainda não há uma data concreta para a reabertura das cavernas. "A reabertura do espaço será condicionada à uma avaliação, que será feita após pelo menos sete dias de estiagem. Todos os locais estão sendo sinalizados por funcionários do Parque, para que os visitantes tenham uma experiência confortável e segura.

Os passeios nas cavernas estão proibidos para prevenir acidentes, mas o restaurante e a lanchonete continuam funcionando. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, o Parque está funcionando normalmente mas as visitas precisam ser agendadas no site oficial. 
 
Tradicional ponto de passeio em Minas, o Parque Estadual da Ibitipoca é conhecido por visitações a cavernas, cachoeiras, grutas e mirantes. Para conhecer os trajetos, o interessado deve acessar o site do Parque. 
  

Nota da Secretaria de Meio Ambiente

"A gestão do Parque Estadual do Ibitipoca decidiu pela suspensão da visitação nas cavernas de forma preventiva. A decisão foi tomada em conjunto com espeleólogos que estão em permanente trabalho na Unidade de Conservação. 
 
O motivo da ação é a saturação do solo causada pelas chuvas de longo período, que podem aumentar o risco de queda e desplacamento de blocos rochosos.

A reabertura do espaço será condicionada à uma avaliação, que será feita após pelo menos sete dias de estiagem. Todos os locais estão sendo sinalizados por funcionários do Parque, para que os visitantes tenham uma experiência confortável e segura.

Cabe ressaltar que o Parque está funcionando normalmente, com visitas condicionadas ao agendamento por meio do site: www.parqueibitipoca.eco.br"


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)