(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Aumento de pacientes com sintomas respiratórios deixa Matozinhos em alerta

No mês passado foram atendidas 549 pessoas com sintomas respiratórios, maior índice registrado em todo o ano de 2021


07/01/2022 14:13 - atualizado 07/01/2022 14:21

Vista geral da UPA de Matozinhos
De acordo com a prefeitura, houve um aumento considerável entre a quarta e a quinta semana de dezembro do último ano, períodos que compreendem os eventos de natal e ano novo. (foto: Prefeitura de Matozinhos)
A cidade de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, registrou no último mês altos índices de pacientes com sintomas respiratórios. O quadro clínico semelhante entre a COVID-19  e a nova onda da gripe H3N2 têm levado a população a procurar as unidades de saúde com mais frequência, principalmente a Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do município.
 
De acordo com a prefeitura, em um quadro comparativo de dezembro de 2020 e novembro de 2021, a UPA recebeu 264 pacientes com sintomas respiratórios. Já no mês passado, esse número passou para 549 atendimentos, sendo o maior índice de todo o ano passado. 
 
A administração municipal ainda destaca que houve um aumento considerável entre a quarta e a quinta semana de dezembro do último ano, períodos que compreendem os eventos de natal e ano novo.
 
Outro ponto observado pela Secretaria Municipal de Saúde foi o aumento das coletas de exames RT PCR, para sintomáticos respiratórios. O crescimento do número chegou a 100% nas últimas duas semanas e a pasta chama a atenção para que as pessoas mantenham os cuidados de prevenção.
 
 
Números de atendimentos da UPA
 
Segundo a prefeitura, o mês de maio foi o segundo período de 2021 com maior número de pacientes atendidos na UPA com sintomas respiratórios, chegando a 504. Entre agosto e novembro do ano passado, esses registros diminuíram consideravelmente, variando entre 160 a 125 atendimentos diários. Entretanto, em dezembro, esse cenário começou a mudar com o crescimento do pico novamente.  
 
A principal referência para atendimento de pacientes graves, com sintomas respiratórios em Matozinhos, é a UPA, sendo orientado que os sintomas leves sejam direcionados às unidades de saúde dos bairros. 
 
Contudo, de acordo com a administração municipal, a UPA tem absorvido praticamente toda essa demanda, o que tem sobrecarregado a unidade que, também recebe outros tipos de urgência e emergência. Como resultado, houve o aumento do tempo de espera por consultas, diante de um quantitativo de atendimentos que cresce diariamente.    
 
Para reforçar o atendimento da UPA, segundo a prefeitura, Matozinhos realizou a contratação de mais um médico. E para as unidades de saúde, o poder público promete realizar um processo seletivo para a contratação de novos profissionais, que será publicado nos próximos dias.
 
 
Vacinação
 
De acordo com a prefeitura, a vacinação contra a COVID-19 tem sido importante para inibir o crescimento de casos de coronavírus na cidade, tanto que reduziu o número de óbitos e internações de pacientes graves. 
 
Até ontem (6/1), segundo o boletim divulgado pelo órgão municipal, 30.684 pessoas tomaram a 1ª dose da vacina contra a COVID-19 no município. Já a 2ª dose foi aplicada em 26.777 cidadãos, 1.014 pessoas receberam a dose única e 3.383 receberam a 3ª dose.
 
Em relação à H3N2, que é uma variante do vírus influenza A, causador da gripe comum, Matozinhos aguarda orientações da Secretaria de Estado de Saúde sobre a imunização para essa nova cepa do vírus. O Ministério da Saúde já iniciou as tratativas para aquisição das doses da vacina para a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, que será realizada neste ano.
 
Pandemia no município
 
De acordo com último boletim, divulgado pela administração municipal nesta quinta-feira (6/1), Matozinhos contabilizou 4.336 contaminações por COVID-19, com a confirmação de oito novos casos.  A cidade tem 121 óbitos confirmados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)