(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATÉ 100 MILÍMETROS

Chuva forte deve atingir BH e região na virada do ano; confira previsão

Ano de 2021 foi mais chuvoso que a média na capital mineira. Regiões atingidas por enchentes começam a ter alívio no clima


31/12/2021 16:23 - atualizado 31/12/2021 16:49

Com sombrinhas, pessoas se abrigam da chuva na Praça Raul Soares, em BH
Chuva em Belo Horizonte não tem previsão para ter fim (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )


A virada do ano tem grandes chances de ser debaixo d’água em Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para ocorrência de chuvas intensas (entre 50 e 100 milímetros), acompanhadas de rajadas de vento que podem alcançar até 100 km/h em grande parte do estado, entre 11h desta sexta-feira (31/12) e 11h de sábado (1º/1).

No primeiro dia de 2022, o tempo segue instável e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora com raios e rajadas de vento, especialmente no Centro, Noroeste e Zona da Mata.


Por outro lado, há possibilidade de alívio já que a chuva tende a reduzir no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, regiões que foram afetadas com o acentuado volume de chuva ao longo de todo o mês de dezembro.

Ainda de acordo com o Inmet, há condições para chuva forte sobre BH e Região Metropolitana.
 

Quantos milímetros de chuva? Veja comparações e entenda o que é:
 

Céu nublado em todo estado

O primeiro sábado do ano deve ter céu encoberto com pancadas de chuva por vezes fortes, com trovoadas isoladas no Noroeste, Central Mineira, Metropolitana e Zona da Mata.

Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Oeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes.

Demais regiões, céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada.

Previsão para domingo (2/1)


Minas Gerais
Céu encoberto com pancadas de chuva, por vezes fortes, com trovoadas isoladas no Noroeste, Central Mineira, Metropolitana e Zona da Mata. Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Oeste, Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes. Demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada.

Máxima: 35ºC
Mínima: 13°C

Belo Horizonte
Céu encoberto com pancadas de chuva, por vezes fortes, com trovoadas isoladas.

Máxima: 22ºC
Mínima: 17°C

Chuva em BH

O Inmet informou que a estação convencional de Belo Horizonte, localizada no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital, acumulou 373 mm de chuva total no mês de dezembro de 2021. Esse valor representa 3,9% acima da média histórica que é de 358,9 mm.

O ano de 2021 foi mais chuvoso que a média. O total de chuva acumulado durante todo o ano de 2021 em Belo Horizonte na estação convencional foi de 1.759,3 mm e a média anual é de 1.602,6 mm.

Ainda é cedo para dizer quanto deve chover em janeiro, mas vale ressaltar que faz parte da temporada de chuva. A média climatológica é de 329,1 mm e, de acordo com os dados da série histórica do Instituto, o mês de janeiro mais chuvoso ocorreu no ano de 1985 com um total de chuva de 850,3 mm e o mais seco no ano de 1976 com apenas 32,2 mm de precipitação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)