(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MAUS-TRATOS

Clínica de reabilitação irregular é fechada em Betim

Clínica para dependentes químicos funcionava sem alvará sanitário no Bairro Charneca. Foram encontradas 62 pessoas em condições precárias, inclusive uma idosa


30/12/2021 15:05 - atualizado 30/12/2021 20:45

Militares e funcionários da Vigilância à Saúde de Betim vistoriam o local
A Vigilância à Saúde de Betim esteve na clínica após denuncias de irregularidades e maus tratos (foto: Adeildo Silva/Divulgação)
Um Centro de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras foi fechado  pela Vigilância à Saúde por irregularidades, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta quinta-feira (30/12). A ação de fiscalização ocorreu após denúncias de maus-tratos aos pacientes em tratamento. O local chamado Centro Terapêutico Renovação funcionava no Bairro Charneca e não possui alvará sanitário. A operação segue em andamento. 
 
Foram encontradas, até o momento, 62 pessoas em situação precária - 24 mulheres, dentre elas uma idosa de 70 anos e uma adolescente, e 38 homens, sendo cinco deles adolescentes. Alguns internos precisaram de atendimento médico e foram levados para unidades de saúde pelo Samu. 
 
Uma equipe multiprofissional de técnicos das secretarias de Saúde e de Assistência Social, da Superintendência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Supod), além da Guarda Municipal e do Conselho Tutelar de Betim, estão no local realizando inspeção.

Segundo informação de uma fiscal, uma mulher foi encontrada amarrada e, pelo relato, estava nesta situação desde à tarde de ontem. Na cozinha, foi constatado que os internos consumiam apenas ovos e hambúrgueres vencidos.

Outra irregularidade apontada foi o montante de receitas encontradas em branco e carimbadas por um médico.
 
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Betim, os pacientes estão sendo encaminhados para abrigos municipais e a Assistência Social está fazendo o levantamento caso a caso dos internos para identificação da cidade de origem e contato com os respectivos familiares.
 
A reportagem tentou contato com um responsável pela clínica, mas até o momento não obteve retorno.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)