(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INFLUENZA

Kalil: 'Temos que seguir o exemplo do que foi feito na pandemia'

Prefeitura adota ações emergenciais para impedir avanço de gripe na capital


29/12/2021 15:57 - atualizado 29/12/2021 16:14

Alexandre Kalil durante entrevista coletiva
Kalil garantiu ampliação do funcionamento das unidades de saúde e contratação de mais funcionários (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Diante da expansão desenfreada de casos de gripe Influenza em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) garantiu nesta quarta-feira (29/12) que a cidade não medirá esforços para fazer ações emergenciais para minimizar a doença. A partir de 1º de janeiro, a prefeitura vai estender o horário de funcionamento dos postos de saúde para atendimento dos casos de gripe e aumentará o quadro de funcionários nos plantões.
 
“Temos que seguir o exemplo do que foi feito na pandemia e tentar colar numa forma mais rápida possível para que o problema seja amenizado. Sempre disse que a saúde tem problemas, mas vamos resolvê-los”, afirmou Kalil, em entrevista coletiva na Secretaria Municipal de Saúde.
 
“É importante esclarecer que estamos atentos e trabalhando para resolver essa questão, como outro problema na prefeitura. O poder público tem a obrigação de tentar resolver o problema”, afirmou o prefeito, que esteve ao lado do secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, e da secretária adjunta de Saúde, Taciana Malheiros.
 
Jackson Machado orientou que a população procure inicialmente os postos de saúde para casos mais leves da Influenza, deixando as Unidades de Pronto-Atendimento para os problemas mais sérios.
 
“Não podemos deixar que pessoas fiquem sem atendimento. não aconteceu na covid e certamente não vamos deixar que aconteça com a Influenza”, afirmou o chefe da pasta.
 
Em dezembro, a capital mineira teve um aumento de 46% nos casos sintomáticos respiratórios, saindo de 2 mil para mais de a 3,5 mil. Nesse período, a demanda de leitos para internação ampliou em 75%. Segundo a prefeitura de BH, 75,1% dos casos poderiam ser atendidos nos postos de saúde. 
 
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, houve aumento das internações principalmente pediátricas e com circulação de várias tipagens virais. 

A prefeitura anunciou também que todas as pessoas que necessitarem de atendimento serão testadas com o antígeno. Grávidas, puerperas e pessoas com necessidade especiais farão também o PCR.
 
"Nesse momento, a preocupação não é a COVID-19. Temos certeza que muitos casos suspeitos serão descartados para COVID", assegurou Jackson. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)