(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JOÃO MONLEVADE

Ônibus cai em ribanceira e mata duas pessoas

Veículo seguia de Belo Horizonte para Guarapari quando saiu da pista, na BR-381. Motorista disse à PRF que passou mal ao volante


29/12/2021 08:07 - atualizado 29/12/2021 18:35

Ônibus caiu em ribanceira
Equipes de resgate e moradores da região ajudaram a retirar as vítimas (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


Uma mulher, de 64 anos, e um homem, de 50 anos, morreram em um acidente envolvendo um ônibus que seguia de Belo Horizonte com destino a Guarapari, litoral do Espírito Santo, no fim da noite dessa terça-feira (28/12) na BR-381, em João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus transportava 47 pessoas, incluindo o motorista, e saiu da pista no km 356. O veículo prestava serviço à Buser, segundo a polícia. “O condutor alegou que sentiu um mal súbito. O motorista foi submetido ao teste de etilômetro e o resultado foi negativo para consumo de álcool”, informa a PRF. 


 
O veículo despencou de uma ribanceira de aproximadamente 40 metros e o Corpo de Bombeiros foi chamado para resgatar as vítimas. Conforme os militares, morreram uma mulher, cujo corpo foi encontrado na parte de trás do ônibus, e um homem, resgatado na parte dianteira do veículo. 
 
Com o capotamento, ambos foram arremessados para fora do veículo e foram encontrados abaixo do ônibus, às margens de um córrego.

Além dos militares, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma equipe de resgate voluntário e populares da região ajudaram nos trabalhos. 

Ônibus caiu em ribanceira na BR-381
Populares e equipes de resgate voluntário também trabalharam no local (foto: Reprodução da internet/Twitter/Br381_urgente)


Ao todo, 34 pessoas estão em hospitais da região. Três foram levadas pelo Samu ao Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, e as outras 31, para o Hospital Margarida, em João Monlevade, conduzidas pelos voluntários.

Ainda segundo os bombeiros, 11 pessoas sem lesões aparentes também foram conduzidas ao Hospital Margarida em um coletivo da Escon Viação, que deu apoio à ação no local. 

A PRF confirma que todos os sobreviventes foram para hospitais, mas que somente 18 deles apresentavam ferimentos. A Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil também foram acionadas.

O que diz a Buser


Procurada pelo Estado de Minas, a Buser divulgou uma nota sobre o acidente, na qual informa que está prestando apoio a todos os envolvidos e deu detalhes sobre as medidas tomadas em relação à segurança das viagens. Leia abaixo: 

"A Buser lamenta profundamente o acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira (29/12), no KM 356 da BR-381, em João Monlevade, região Central de Minas Gerais, e informa que, juntamente com a parceira Jundiá, vem prestando todo o apoio aos envolvidos, além dos esclarecimentos necessários às autoridades policiais. 

O ônibus viajava de Belo Horizonte (MG) com destino a Guarapari (ES). A plataforma esclarece que as causas oficiais do acidente estão sendo apuradas em perícia por órgãos competentes. Ao se solidarizar com familiares e amigos das vítimas, a Buser aguarda as investigações.

A Buser tem a segurança como um dos pilares de sua atividade. A empresa oferece, gratuitamente, treinamentos regulares aos motoristas parceiros. Além disso, desde o início de sua atuação, implementou o seguro grátis a todos os viajantes."

Ônibus estava regular, diz proprietária


A empresa Jundiá Transportadora Turística, proprietária do ônibus, também se posicionou a respeito do acidente. Segundo eles, o veículo era regular e os motoristas são registrados. Leia: 

“A Jundiá Transportadora Turística lamenta profundamente o acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira (29/12), no KM 356 da BR-381, em João Monlevade, região Central de Minas Gerais.

Informa que já prestou e continua dando total suporte aos passageiros e motorista que estiveram envolvidos no acidente e prestará assistência às famílias das vítimas.

Todos os feridos já foram socorridos e encaminhados para hospitais da região. A Jundiá está empenhada em garantir a melhor assistência possível aos envolvidos. 

A empresa ressalta que todas as suas viagens são cobertas por seguro, para garantir a plena assistência de todos os passageiros, motoristas e demais funcionários.

O veículo estava com a documentação e manutenção em dia, com licença para viagem expedida e aprovada pela ANTT. Além disso, os motoristas são registrados pela empresa e também na ANTT, com testes e exames em dia. 

O ônibus que fazia a viagem Belo Horizonte/Guarapari e se acidentou na madrugada desta quarta-feira (29) estava com toda documentação em dia, assim como as licenças e autorizações dos motoristas escalados para a viagem.

A Jundiá Transportadora Turística é uma empresa tradicional, que preza pela qualidade de sua operação. A idade média dos veículos registrados na ANTT é de 4,67 anos. Todos os veículos, além das revisões obrigatórias dos fabricantes, são inspecionados a cada 5.000 km.

As razões do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades, após perícias e depoimentos. Inicialmente, a informação que temos é de que o motorista sofreu um mal súbito, o que também será objeto de investigação. O profissional é habilitado há sete anos e está com todas as licenças, exames de saúde e toxicológicos, registros e cursos em dia, assim como tinha cumprido o período de descanso obrigatório entre uma viagem e outra. 

O segundo motorista assumiria o ônibus na cidade de Manhuaçu (MG), após um total de cerca de 280 km ou cinco horas de viagem, menos do que exige a legislação.

A licença da ANTT para esta viagem estava regular, ainda que o sistema do órgão gere divergências em relação a horários, questão que é discutida permanentemente pelo setor de fretamento com a agência. O número de passageiros incluídos na listagem é diferente do número real por dificuldades operacionais relacionadas ao site da ANTT e que ainda estamos averiguando a razão. Isso não implica em riscos de segurança, trata-se de uma formalidade. E em nenhum momento a empresa deixou de informar às autoridades sobre a ocorrência da viagem. 

A Jundiá aguardará e prestará todo o suporte necessário para que os órgãos responsáveis analisem, com a máxima brevidade, os fatores que causaram o acidente e que medidas de segurança sejam implementadas no local para evitar que fatos como este se repitam."
 

Prefeitura auxilia as vítimas


Também hoje, a prefeitura de João Monlevade também divulgou uma nota sobre o atendimento às vítimas do acidente. O Executivo municipal informa que foi acionado durante a madrugada para dar apoio às vítimas.

 “Segundo a coordenadora do albergue municipal, Maria Lourdes Fernandes (Filinha), tão logo foi acionada pelo Hospital Margarida sobre o acidente, ela e as equipes de plantão da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Defesa Civil do município encaminharam 31 passageiros à Casa de Passagem. No local, as vítimas estão sendo atendidas por assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos da Prefeitura de João Monlevade”, diz a nota. “Ainda de acordo com ela, famílias das vítimas também estão sendo recebidas no albergue onde recebem acolhimento. No momento, quatro dos passageiros estão no Hospital Margarida e outras duas pessoas morreram no local”, conclui a prefeitura. (Com informações de Luiz Ribeiro) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)