(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BALANÇO

Quantidade de animais resgatados aumentou em 2021 na região de Ituiutaba

Os números são da Polícia Militar de Meio Ambiente e, antes mesmo do ano de 2021, terminar já há mais casos que em todo ano passado


28/12/2021 11:57 - atualizado 28/12/2021 12:06

Animais com saúde são devolvidos à natureza
Animais com saúde são devolvidos à natureza (foto: Divulgação/Polícia Militar de Meio Ambiente)
O número de animais resgatados pela Polícia Militar de Meio Ambiente na região de Ituiutaba, no pontal o Triângulo Mineiro, cresceu em 2021. Antes mesmo do fim do ano, um balanço informado pela corporação aponta mais casos do que em todo o ano passado. Os registros mais comuns são de aparecimento de animais silvestres no período urbano.

Até agora são 82 animais resgatados contra 74 em todo o ano de 2020. Os dados são do 3º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente sediado em Ituiutaba e que abrange ainda os Municípios de Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina. Os números são relativos ao recolhimento de animais vivos.

De acordo com a PM de Meio Ambiente o fato de haver mais animais silvestres em ambientes urbanos se dá “pela expansão dos centros urbanos, (o que leva à) perda de habitat natural, o que provoca a fuga destes animais em busca de alimento, água e abrigo”.

Os animais resgatados são avaliados por médicos veterinários e, se aptos, retornam ao seu habitat natural. Já os animais que exigem maior tempo de reabilitação são encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS).

Animais mortos


Outro fator grave apontado pela PM é que muitos animais silvestres são encontrados mortos em rodovias. Números sobre esse tipo de situação são imprecisos, pois na maioria das vezes não são registrados.
Quando possível, eles são recolhidos e passam pela técnica de taxidermia e se torna mais uma ferramenta nas atividades de Educação Ambiental.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)