(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINA ANIMAL

PBH amplia vacinação contra raiva em cães e gatos nesta segunda (20/12)

Medida foi anunciada após suspeita de contaminação de um gato com raiva na região Norte de Belo Horizonte


20/12/2021 10:57 - atualizado 20/12/2021 12:37

Foto do parque lagoa do Nado
Parque Lagoa do Nado foi fechado por tempo indeterminado após de um gato com suspeita de raiva (foto: Andréa Moreira/PBH/Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta segunda-feira (20) a ampliação da vacinação de cães e gatos contra raiva. A medida foi tomada após a morte de um gato com suspeita da doença provocar o fechamento do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapuã, na região Norte da capital.

Segundo a prefeitura, podem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade, gestantes ou não. Recomenda-se que cães cheguem ao local contidos pela guia e os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores. Depois da dose, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa na sombra, com água e alimentação disponíveis.

"Após a vacina, alguns animais podem ter reações locais, além de febre e ficarem mais apáticos. Mas, qualquer outra alteração, é importante procurar um médico veterinário de confiança para fazer uma investigação apropriada.", disse a médica veterinária Ana Karolini Pimenta.

Quase sempre fatal, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença. A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando inflamação no cérebro e que evolui de forma bem rápida.

"É de extrema importância que a vacinação contra a raiva ocorra anualmente", afirmou Ana. A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados.

A vacina está disponível no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro São Bernardo, região da Pampulha, e em outros cinco pontos. Confira:

Barreiro
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B). Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - Bonsucesso. Horário de funcionamento: 7 às 16 horas.

Leste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L). Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada. Horário de funcionamento: 7 às 16 horas.

Noroeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO). Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara. Horário de funcionamento: 7 às 16 horas.

Oeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O). Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho. Horário de funcionamento: 7 às 16 horas.

Pampulha
Avenida Professor Magalhães Penido, 770 - São Luiz Horário de funcionamento: 8h30 às 16h30.

Centro de Controle de Zoonoses. Rua Edna Quintel, 173 - São Bernardo. Horário de funcionamento: 7 às 16 horas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)