(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Liga das Escolas de Samba de MG cancela desfile no carnaval de BH em 2022

Decisão foi tomada para 'não provocar aglomerações e preservar vidas'


19/12/2021 21:58 - atualizado 19/12/2021 22:27

Escolas de Samba
Desfile das Escolas de Samba de BH em 2022 é cancelado (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 21/2/12)
A Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais anunciou, neste domingo (19), que não irá realizar o tradicional desfile de carros alegóricos na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte. De acordo com nota divulgada pelo presidente da Liga, Márcio Eustáquio Antunes de Souza, a decisão foi tomada para que não haja a promoção de aglomerações.
Em nota, o presidente afirma que a liga está pensando em outras atividades para serem desenvolvidas ao longo do ano, "mas, em respeito às orientações das autoridades sanitárias, não haverá desfile a fim de não provocar aglomerações e de preservar a vida". 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) disse em nota que se reuniu na quarta-feira (15) com representantes das escolas de samba, blocos caricatos, de rua e afro do carnaval de Belo Horizonte quando “reafirmou a decisão da prefeitura de não patrocinar o evento, marcado para o final de fevereiro, bem como não realizar nenhum tipo de cadastro e investimento em infraestrutura”.

Ainda segundo o Executivo municipal, “o objetivo é que, quando as condições sanitárias permitirem, o carnaval de Belo Horizonte volte a ser realizado e continue sendo um dos melhores do país”.

Carnaval

Em coletiva de imprensa realizada em novembro, o prefeito Alexandre Kalil anunciou que a prefeitura de Belo Horizonte não irá patrocinar a festa da capital. Os repasses da cidade aos blocos foram de R$ 14,3 milhões em 2020, o último realizado.

A decisão acompanha a vontade da maioria dos belo-horizontinos. Segundo pesquisa de opinião do Instituto Opus, encomendada pelo Estado de Minas, 78% dos habitantes da cidade são contra a realização da festa popular em 2022. Para 85% dos componentes do grupo que se opõe à folia, o fato de a pandemia de COVID-19 não ter terminado é preponderante.

Nova variante

Vários países enfrentam o aumento de casos frente à descoberta de uma nova variante do coronavírus, a Ômicron. A preocupação das autoridades sanitárias é porque estudos iniciais indicam que a Ômicron tem um alto nível de mutações, que poderiam escapar da cobertura vacinal dos imunizantes que estão sendo aplicados. Países da União Europeia já começaram a adotar medidas para frear a propagação da variante. 

Belo Horizonte já detectou três casos de pacientes infectados com a nova cepa. Segundo o secretário de Saúde, Jackson Machado, os três casos vieram de fora, mas a transmissão comunitária será inevitável.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)