(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPORAL

Formiga decreta situação de emergência após chuva espalhar estragos

Em 12 horas, choveu quase 40% do esperado para o mês; partes de calçadas foram arrancadas com a enxurrada e buracos apareceram nas vias


17/12/2021 16:59 - atualizado 17/12/2021 17:25

Estragos em Formiga causados pela chuva em dezembro de 2021
Formiga registra estragos e transtornos, em diferentes pontos da cidade, após chuvas (foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação)
Formiga, no Centro-Oeste de Minas, decretou nesta sexta-feira (17/12) situação de emergência devido aos estragos provocados pela chuva de ontem (16/12). Em 12 horas, choveu 101,6 milímetros, representando 36,67% do esperado para todo o mês de dezembro (277 milímetros).

A previsão, segundo a Defesa Civil, é que chova de 50 a 100 milímetros ainda hoje. O decreto completo pode ser acessado no site da prefeitura e tem efeitos por 180 dias.

As margens da praia Popular foram tomadas pela água. O nível do Rio Formiga também subiu, o que causou pontos de alagamentos. Partes de calçadas foram arrancadas com a enxurrada e buracos apareceram nas vias. Ruas estão parcialmente interditadas.

“Como não temos uma equipe própria da secretaria de Obras para resolver rápido, o decreto foi neste sentido: termos mais agilidade para contratar serviços para ter mais rapidez na solução”, destacou o prefeito Eugênio Vilela (DEM).
 
Partes das calçadas foram levadas pela enxurrada em Formiga
Partes das calçadas foram levadas pela enxurrada em Formiga (foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação)
 

A Defesa Civil e demais órgãos competentes ainda não contabilizaram todos os estragos. Os trabalhos continuam sendo feitos e as famílias que vivem áreas alagáveis, monitoradas. Um alerta foi emitido pelo município.

“O Rio Formiga está com o nível alto e merece atenção das comunidades ribeirinhas, bem como os ribeirões e lagoas. Além disso, os moradores de encostas já foram orientados com relação aos perigos, assim como os ribeirinhos. Várias ruas apresentaram dano estrutural e alagamentos”, informou a prefeitura por meio de nota.
 
Nível de rio em Formiga alto após chuvas
Nível alto do rio após chuvas preocupa autoridades de Formiga (foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação)
 

A administração municipal também monitora a região conhecida como Pedreira. Os moradores foram retirados há um tempo dos imóveis devido ao problema de escoamento da água pluvial do loteamento. 

Algumas medidas de mitigação foram executadas, mas ainda é necessário o acompanhamento pelos órgãos de Defesa Civil até a solução definitiva. O prefeito descartou risco atual de deslizamentos.


Medida


O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar a assistência à população afetada.

A Secretaria Municipal de Obras e Trânsito também poderá contratar pessoal temporariamente pelo período de 180 dias para atuar as ações, assim como obras e serviços.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que não há nenhum registro de alagamento a residências. Nenhuma família precisou, até o momento, deixar o imóvel. Também não há casos de feridos.

A última vez que o município registrou estragos como os atuais foi em 2018.

*Amanda Quintiliano especial para o EM


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)