(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

BH aguarda doses de Pfizer para começar a vacinar crianças

Uso do imunizante na faixa etária de 5 a 11 anos foi liberado nesta quinta-feira (16/12) pela Anvisa. Início da aplicação está condicionado à chegada das doses


16/12/2021 17:39 - atualizado 16/12/2021 18:30

Vacina Covid criança
Apesar da liberação, as crianças de 5 a 11 anos da capital terão que esperar um pouco mais para serem imunizadas (foto: JEFF KOWALSKY/AFP)

vacinação de crianças com o imunizante da Pfizer entre 5 e 11 anos no Brasil foi autorizada, nesta quinta-feira (16/12), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, a aplicação das doses não deve ser iniciada imediatamente em Belo Horizonte, já que o país não tem as chamadas doses pediátricas em solo nacional.
 
Resta esperar para imunizar as cerca de 193 mil crianças da capital mineira, segundo dados do Instituto Brasleiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), ainda é preciso “aguardar a notificação do Ministério da Saúde e o envio das doses”. Outros estados do Brasil também aguardam a chegada das doses para dar início a vacinação.
 
Desse modo, o mais provável é que as crianças entre 5 e 11 anos comecem a ser imunizadas somente em 2022. Apesar de nenhuma dose ter sido enviada ao Brasil, a Pfizer afirma que o terceiro contrato firmado com o governo do Brasil, assinado em novembro para o fornecimento de 100 milhões de imunizantes no próximo ano, abre caminho para a chegada de vacinas para as crianças.

Isso porque, de acordo com a Pfizer, o acordo "inclui a possibilidade de fornecimento de versões modificadas do imunizante para variantes (como a Ômicron), que poderão ser eventualmente desenvolvidas caso necessário, e versões para diferentes faixas etárias". O fornecimento depende do que for solicitado pelo Ministério da Saúde.
 
O Ministério da Saúde, no entanto, não informou se o contrato firmado com a Pfizer no fim de novembro já condicionava a liberação de determinada quantidade de doses pediátricas assim que a Anvisa aprovasse a vacina para crianças ou se terá que fazer solicitação para pedir doses específicas.

Conforme o jornal "O Estado de S. Paulo" noticiou no início de novembro, a pasta antecipou a negociação com a Pfizer para adquirir 40 milhões de doses para imunizar crianças de 5 a 11 anos, o que acabou resultando no fechamento do contrato. Não foi especificado se o governo federal continua prevendo a mesma quantidade para aplicação nesse público-alvo e em qual janela de tempo planeja administrar as vacinas.

FORMULAÇÃO

 
Mesmo tendo o mesmo princípio ativo, a vacina pediátrica, usada em crianças entre 5 a 11 anos, tem uma concentração diferente, um maior número de doses por frasco e um prazo de armazenamento maior na temperatura de geladeira entre 2°C e 8°C. "O frasco também virá com uma coloração diferenciada, com tampa e rótulos cor laranja, para que possa ser distinguido da formulação utilizada hoje em indivíduos com 12 anos ou mais", informou a Pfizer.

Segundo a farmacêutica, o imunizante demonstrou eficácia de 90,7% em estudo clínico desenvolvido especificamente para a faixa etária pediátrica. Os ensaios de fase 2 e 3 foram realizados em 2.268 crianças em Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha.

(Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)